Marcos Valério é transferido para a Penitenciária Nelson Hungria

Tatiana Moraes
tmoraes@hojeemdia.com.br / @MoraesTati
22/09/2018 às 15:26.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:36
 (Marcelo Prates/Arquivo Hoje em dia)

(Marcelo Prates/Arquivo Hoje em dia)

O empresário Marcos Valério, operador do mensalão do PT e do PSDB, foi transferido da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), em Sete Lagoas, onde estava desde julho do ano passado, para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem.

Ele chegou às 20h30 desta sexta-feira (21) ao local, conforme a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap). Os motivos da transferência não foram informados no despacho da juíza Marina Rodrigues Brant, responsável pelo pedido de transferência. 

Sabe-se, no entanto, que o empresário denunciou recentemente os agentes da Apac por maus tratos. Ele chegou fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) para apurar marcas de algemas. Conforme Valério, elas teriam sido intencionalmente apertadas demais. 

O advogado de Valério, Jean Kobayashi foi procurado pela reportagem para comentar a transferência e os próximos passos da defesa, mas ainda não retornou.

Condenações 

O empresário Marcos Valério cumpre pena na Apac por condenação em 2012 a 37 anos e cinco meses pelo chamado "Mensalão do PT", esquema de corrupção para a compra de votos de parlamentares no Congresso Nacional, ocorrido entre 2003 e 2005. Dessa condenação, ele já cumpriu cinco anos, sendo três anos e sete meses na Nelson Hungria, seis meses no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília (DF), e um ano e dois meses na Apac.

Em junho deste ano, ele foi condenado em primeira instância a 16 anos e nove meses em outro esquema de corrupção, o "Mensalão Tucano", desvios de R$ 3,5 milhões de verbas públicas para a campanha de reeleição do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998, também condenado e preso.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por