Uma autoridade do governo da Alemanha afirmou que a chanceler, Angela Merkel, pediu uma reunião com o embaixador dos Estados Unidos no país para discutir as últimas notícias de uma suposta espionagem dos EUA na Alemanha.

A autoridade disse que o chefe do Departamento de Estado da Alemanha, Peter Altmaier, convidou o embaixador norte-americano John B. Emerson para um encontro nesta quinta-feira (2).

A autoridade falou em condição de anonimato pois não estava autorizada a anunciar publicamente a reunião

A medida foi tomada após o WikiLeaks publicar uma lista de telefones de funcionários do governo alemão que, segundo o site, provam que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) espionou diversas autoridades alemãs, além de Merkel.

Há dois anos, o WikiLeaks revelou que o telefone de Merkel foi monitorado pela NSA, o que causou uma tensão diplomática entre a Alemanha e os Estados Unidos, levando o presidente do país, Barack Obama, a prometer que não iria permitir que a capacidade de vigilância de comunicações em massa dos EUA deteriorasse as relações do país com seus aliados. Fonte: Associated Press.