O ex-prefeito bilionário de Nova York, Michael R. Bloomberg, está considerando ser candidato a presidente dos Estados Unidos, diz uma reportagem do jornal The New York Times. Segundo a matéria, ele encarregou consultores de elaborar planos para uma potencial campanha independente na corrida pela Casa Branca deste ano.

A reportagem relata ainda que Bloomberg, 73, já tomou medidas concretas visando a uma possível campanha e indicou aos amigos e aliados que estaria disposto a gastar pelo menos US$ 1 bilhão de sua fortuna com ela, de acordo com pessoas informadas das suas decisões, que falaram sob a condição de anonimato. Ele teria estabelecido um prazo para tomar uma decisão final, que seria no início de março, conforme a reportagem.

Bloomberg teria ainda encomendado uma pesquisa em dezembro para saber como pode se sair contra Donald Trump e Hillary Clinton. Ele pretende realizar uma nova rodada da pesquisa, após a primária de New Hampshire, em 9 de fevereiro, para avaliar se há de fato uma abertura para ele, de acordo com duas pessoas familiarizadas com suas intenções.