Militantes petistas se reúnem na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, no fim da tarde desta sexta-feira (6), contra a prisão do ex-presidente Lula. O grupo pretende descer a avenida Amazonas até a Praça da Estação.  

O protesto da Frente Brasil Popular, formada por entidades como CUT, MST, UNE e os partidos PT e PCdoB, começou ainda pela manhã nas ruas da ciade. O lema dos manifestantes é: "resistir, defender a liberdade de Lula e lutar por eleições livres e democráticas".

Por causa da interdição no trânsito, a BHTrans criou alguns desvios para as seguintes linhas de ônibus: 

  • 5106 - Rua São Paulo, Av. Santos Dumont, Av. Paraná, Rua Padre Belchior, Rua Curitiba, Av. Augusto de Lima, Av. João Pinheiro … 
  • 5401- Rua São Paulo, Av. Santos Dumont, Av. Paraná, Av. Amazonas ...
  • 5201/8101 - Rua São Paulo, Rua Padre Belchior, Av. Paraná, Rua Caetés, Rua Curitiba …

Outras manifestações

Na tarde desta sexta, cerca de 100 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) fecharam o trânsito na BR-116,  em Frei Inocêncio, na região do Vale do Rio Doce.

Mais cedo, o MST também fechou o trânsito na BR-381, em São João Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Conforme a concessionária Autopista Fernão Dias, os manifestantes interditaram duas faixas e o acostamento da rodovia, do km 508 até o 506. No início da manhã, eles também impediram o tráfego de veículos em Betim. O MST informou que aproximadamente 400 militantes participaram dos protestos.

Também estão previstas manifestações nas cidades mineiras de Montes Claros, São João Del Rey, Juiz de Fora, Governador Valadares, Ouro Preto, Viçosa, Uberlândia, Araçuai, São Domingos do Prata, Caxambu, Ubá, Ipatinga e Ponte Nova.

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do caso tríplex do Guarujá. Nessa quinta-feira (5), O juiz federal Sérgio Moro determinou a prisão do ex-presidente, que deveria se apresentar à Polícia Federal até às 17h desta sexta, o que não ocorreu.

Leia mais:
Delegado da PF confirma que não há mais tempo hábil para que Lula se entregue
No Ceará, 16 cidades têm atos em favor de Lula
STJ rejeita pedido de habeas corpus da defesa de Lula, informa assessoria