Minas 300 anos: principal polo de tecnologia já conta com 163 indústrias

Hoje em Dia - Belo Horizonte
07/12/2020 às 06:57.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:14
 (Divulgação )

(Divulgação )

O Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul do Estado, é considerado um dos principais pólos de desenvolvimento tecnológico do Brasil. A Arranjo Produtivo Local (APL) conta hoje com 163 indústrias de base tecnológi-ca, empregando 14,7 mil pessoas na cidade de 40 mil habitantes.Sindvel Indústrias de Santa Rita colocam no mercado cerca de 15 mil produtos de base tecnológica

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), Roberto de Souza Pinto, o segmento de tecnologia em Santa Rita do Sapucaí chega a movimentar R$ 3,6 bilhões por ano com a produção de 15 mil produtos de base tecnológica, incluindo eletrônicos, equipamentos e peças de radiodifusão, de informática, além de aparelhos de segurança, biomedicina e telemetria.

Desenvolvimento da indústria se entrelaça com a própria história do Estado, mostra a série de reportagens Minas 300 Anos

“Tudo começou com a formação de pessoas, depois, surgiram as primeiras empresas. Nos anos 80, eram cerca de 17 indústrias. Hoje, já são 163”, diz.

Atualmente, 70% dos equipamentos de segurança demandados no mercado brasileiro são de Santa Rita do Sapucaí, como interfones, videoporteiros, cercas elétricas e sistemas de alarme e automação. 

No município também foram produzidas todas as urnas eletrônicas usadas no país, além de torres para telefonia celular, fibra ótica e até cartões de embarque em metrô e ônibus. 

E vem mais por aí. “Já está em desenvolvimento avançado, o que deve ser concluído entre 2023 e 2025, a construção de próteses para o corpo humano”, lembra Roberto de Souza Pinto.

 Leia mais:

  

  

 
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por