( Fernanda Marques/Divulgação)
A economia do mundo está mudando. Conceitos de agricultura, produção e consumo sustentáveis e de igualdade de gêneros despontam como as fortes tendências para este ano dentro dos negócios de Impacto Social.
“Esses temas ganharam mais visibilidade nos últimos meses e estão alinhados com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas”, afirma o engenheiro André Lara Resende, fundador e um dos idealizadores da Baanko –organização com sede em BH especializada em incentivar e fomentar este tipo de empreendedorismo.
Em 2015, a ONU propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, plano global composto por 17 objetivos e 169 metas para que essas nações alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos daqui a 12 anos.
Com base nesses parâme-tros, a Baanko pretende abrir, até o próximo mês de maio, inscrições para o Challenge, programa com duração de três semanas que reúne jovens empreendedores, profissionais, universitários, empresas e ONGs com o objetivo de encontrar soluções e transformá-las em negócios socialmente responsáveis que produzem retornos financeiros e sociais.
Para o segundo semestre deste ano, em data a ser confirmada, está prevista mais uma edição do Magnuss, que tem duração de 17 semanas, voltado para empresas já consolidadas e que pretendem aumentar os impactos sociais já gerados, além de obter investimentos para incrementar os negócios.
Tudo começa com encontros – ou meetups – nos quais as pessoas começam a reunir mensalmente temas, projetos e oportunidades que possam gerar impactos nas comunidades. Já foram realizados meetups em pelos menos 22 cidades, entre elas Montes Claros, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Ipatinga, Marina e Ouro Preto.
“São dessas reuniões que negócios começam a sair do papel e se transformam em grandes empreendimentos de forte impacto social”, diz André Resende.
Exemplos
Lançada em 2014 sob a ótica da economia colaborativa, a organização Baanko vem crescendo e atualmente tem mais de 6 mil pessoas envolvidas e mais de 200 projetos acelerados.
Entre os principais projetos está a Be Green, primeira fazenda urbana da América Latina, localizada no Shopping Boulevard, na capital mineira. Também faz parte o Cofice, espaço de trabalho em BH com formato de café, especialmente desenvolvido para receber empreendedores que desejam se conectar de forma efetiva e com baixo ou nenhum custo.