O Ministério do Transportes anunciou ontem a liberação da verba para a expansão do metrô de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Em reunião entre o prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB) e o ministro das Cidades, Bruno Araújo, ficou acordado a liberação de R$ 157,7 milhões para ampliação da Linha 1 do sistema de transporte ferroviário em cerca de 2 quilômetros, a partir da estação Eldorado, com a construção de uma nova estação no Novo Eldorado.

O município vai ter o prazo de cinco anos para começar a quitar a verba repassada pela União. Passado esse período de carência, o restante do montante deve ser pago em 20 anos. 

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência do munícipio, a expectativa é de que o contrato seja formalmente assinado até o final do ano. 

Em seguida, a União terá três meses para liberar os recursos, e a partir disso, o município terá o prazo de seis meses para concluir o processo de licitação.

Desse modo, a previsão é de que as obras tenham inícío nos primeiros meses de 2019, e sejam concluídas em 2022.

A Secretaria também informou que o projeto de expansão do metrô, que envolve a prefeitura, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e Metrominas, empresa vinculada ao Governo, que opera os serviços de transporte de passageiros sobre trilhos na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já existe, e que passará apenas por algumas adequações. 

Desenvolvimento

Para o prefeito Alex de Freitas, a ampliação da linha é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população, e incentivar o desenvolvimento econômico da região. 

"A população não aguenta esperar mais. Estamos passando por um momento de planejamento do nosso transporte coletivo e o metrô é fundamental para atrair o desenvolvimento, facilitar a vida das pessoas, garantindo um transporte mais seguro, rápido, confortável e confiável. Saímos daqui muito felizes com o compromisso do Ministério em liberar formalmente os recursos para essa obra", comemorou.

Integração

Além da expansão da linha do metrô, o projeto da prefeitura prevê a construção de um terminal rodoviário e de um terminal de ônibus urbano, na estação Novo Eldorado. 

Entretanto, diferentemente das obras do metrô, a construção dos terminais será feita a partir de verbas municipais.