Morre ex-senador Specter, um neodemocrata com passado republicano

AFP
14/10/2012 às 17:46.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:13
 (Karen Bleier/AFP)

(Karen Bleier/AFP)

WASHINGTON - Arlen Specter, um ex-senador de Pensilvânia (leste dos Estados Unidos), que foi republicano antes de se tornar democrata ao final de sua vida, morreu este domingo (14) aos 82 anos, informou sua família.

Specter morreu em sua casa de complicações surgidas de um câncer de que padecia.

Cinco veces senador, foi eleito pela primeira vez em 1980 pelo Partido Republicano. Participou de várias batalhas políticas de primeiro plano e desempenhou um papel determinante na nomeação de vários integrantes da Suprema Corte de Justiça, entre outros feitos de sua carreira.

No entanto, em 2009 decidiu mudar de campo e se apresentar a uma nova eleição sob o guarda-chuva democrata, mas fracassou em sua tentativa.

"O Partido Republicano está indo cada vez mais para a direita e não me reconheço na filosofia republicana, sinto-me mais próximo dos democratas", disse à imprensa na ocasião.

Specter integrou a chamada Comissão Warren, que investigou o assassinato do presidente democrata John Fitzgerald Kennedy e apoiava a controversa teoria de que Lee Harvey Oswald foi o único a disparar contra o alvo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por