Motorista atropela ciclistas diante do Parlamento britânico e é preso

Da Redação
14/08/2018 às 14:23.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:55
 (Daniel LEAL-OLIVAS / AFP)

(Daniel LEAL-OLIVAS / AFP)

Um homem atropelou com seu carro vários ciclistas e pedestres diante do Parlamento em Londres e depois avançou contra a barreira de segurança do edifício, em um caso que a polícia investiga como um "ato terrorista".

O suposto ataque foi às 7h37 (3h37 de Brasília), momento em que um automóvel Ford Fiesta de cor prata atropelou ciclistas e pedestres antes de bater na barreira de segurança do Parlamento. Três pessoas ficaram feridas.

O motorista, que tem entre 25 e 30 anos, único ocupante do veículo, foi detido na hora, suspeito de terrorismo, de acordo com a Scotland Yard, que não encontrou nenhuma arma na área do ataque. "Nesta etapa tratamos isto como um incidente terrorista. O Comando Antiterrorista da Polícia Metropolitana dirige a investigação", afirma um comunicado da força de segurança.

"Apesar de mantermos a mente aberta, o Comando Antiterrorista da Polícia Metropolitana lidera a investigação sobre o incidente de #Westminster", anunciou a força de segurança no Twitter.

O rapaz "ainda não está cooperando", afirmou Basu, destacando que "a prioridade" da Polícia é estabelecer sua identidade e motivação.

"Com base nos elementos de que dispomos neste momento, acreditamos que este indivíduo não era conhecido do MI5 (serviço de Inteligência), ou da Polícia antiterrorista", acrescentou. 

Duas pessoas foram hospitalizadas, entre elas uma mulher em "estado muito grave", mas que "não corre risco de morte", e um homem já deixou o hospital. Uma terceira pessoa foi atendida no local.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que policiais fortemente armados cercaram o veículo, do qual retiraram o motorista, que foi algemado. As ruas ao redor do Parlamento em Westminster foram fechadas. Outros vídeos mostram o momento exato da detenção do motorista.

Diversas viaturas da polícia e ambulâncias foram enviadas às proximidades do Parlamento, assim como o esquadrão antibombas e cães farejadores. A estação de metrô de Westminster também foi fechada.

Toda a área do incidente era sobrevoada por um helicóptero e foi isolada pelas forças de segurança.

Barreira de proteção 

"Parecia um ato deliberado", afirmou Ewalina Ochab, que passava pela área no momento do incidente, à agência britânica Press Association. 

"Eu estava caminhando o outro lado. Ouvi um barulho e alguém gritou. Eu virei e vi um carro prata em alta velocidade e muito perto das barreiras, talvez sobre a calçada", disse. 

A primeira-ministra Theresa May expressou solidariedade aos feridos e agradeceu aos serviços de emergência por sua resposta "corajosa e rápida".

Ao mesmo tempo, o presidente americano Donald Trump pediu uma ação forte contra os "animais" suspeitos do ataque em Londres.

"Outro ataque terrorista em Londres ... Esses animais são loucos e devem ser tratados com força e firmeza", escreveu Trump no Twitter.

O Reino Unido foi cenário em 2017 de uma onda de atentados, quatro deles reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, que deixaram 36 mortos e 200 feridos. Um dos ataques aconteceu em março na Ponte de Westminster, que leva ao Parlamento.

O autor do atentado de março do ano passado, Khalid Masood, atropelou várias pessoas na ponte e avançou com o carro até as grades do Parlamento. 

Depois, Masood desceu do carro, entrou na área do Parlamento e esfaqueou até a morte um policial, antes de ser morto por outros agentes das forças de segurança.

Desde então uma barreira de segurança de cimento e aço foi foi instalada ao redor das grades do Parlamento e nas calçadas que levam à ponte.

My thoughts are with those injured in the incident in Westminster and my thanks to the emergency services for their immediate and courageous response.— Theresa May (@theresa_may) 14 de agosto de 2018
Another terrorist attack in London...These animals are crazy and must be dealt with through toughness and strength!— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 14 de agosto de 2018
London terrorist attack:Multiple injured after car rams London parliament barriershttps://t.co/BxWULGkgJQ pic.twitter.com/JKhYdO85Ko— Oh boy what a shot (@ohboywhatashot) 14 de agosto de 2018

 * Com Agence France Presse e Agência Brasil

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por