Mudança na Administração Prisional pode ser gatilho para greve de agentes penitenciários

Hoje em Dia
07/07/2015 às 17:32.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:48
 (Henrique Chendes/Imprensa MG)

(Henrique Chendes/Imprensa MG)

A iminente exoneração do subsecretário de Administração Prisional, Antônio de Padova Marchi Junior, foi a gota d'água para que o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de Minas Gerais (Sindasp-MG) proponha greve à categoria. No próximo dia 19 será realizada uma assembleia para decidir se a categoria irá ou não cruzar os braços.

O motivo da insatisfação não é a saída Antônio de Padova, mas sim um possível substituto, que pode ser um coronel da Polícia Militar. O Sindasp-MG quer que seja indicado um agente de carreira para o cargo que deverá ficar vago. Se o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos, ceder à pressão, esta será a primeira vez na história da categroia que um agente assumirá a subsecretária de Administração Prisional.

O presidente do sindicato, Adeilton Rocha, está reunido com a diretoria na tarde desta terça-feira (7) para definir os termos da possível greve. A secretaria de Estado de Defesa Social não quis se pronunciar sobre o caso.

De acordo com o sindicato, no sistema prisional de Minas Gerais há 17.042 agentes de segurança penitenciária.

  As principais reivindicações do SINDASP-MG junto à categoria são:   - Superlotação do sistema prisional, déficit de vaga, déficit de Agentes Penitenciários, que tem prejudicado as condições de trabalho e de vida do agente, escravizado o agente, obrigando-o a trabalhar em ambientes insalubres, com péssimas condições de higiene;   - Lei orgânica: desde o inicio temos apresentado a necessidade de reenviar o projeto, no qual vai tratar da organização, da hierarquia, do comando, das promoções, dos benefícios para os Agentes Penitenciários, assim como a aposentadoria especial;   - Tecaf: tem andado a passos de tartaruga, e ainda fomos informados que os treinamentos estão paralisados. Temos mais de 4,7 agentes que ainda não fizeram o Tecaf;   - Concurso de 2013: até agora não temos um cronograma de nomeação e posse e nem das demais etapas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por