Acidente de trem nos EUA deixa seis mortos e mais de 50 feridos

AFP
13/05/2015 às 08:23.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:00
 (AFP)

(AFP)

Seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na terça-feira, quando um trem que seguia de Washington para Nova York descarrilou perto da Filadélfia, região leste dos Estados Unidos. Cinco feridos estão em condição crítica e outros 53 sofreram ferimentos leves, informaram os bombeiros, que ainda trabalham no caótico cenário do acidente.

"Isto é absolutamente desastroso. Jamais vi algo igual na minha vida. A maioria dos que estão aqui dirá o mesmo", disse o prefeito da Filadélfia, Michael Nutter na área do acidente, onde 10 vagões descarrilaram.

A rede NBC informou que socorristas vasculhavam os vagões em busca de vítimas, utilizando escadas para entrar nos vagões tombados.

O trem 188 da companhia Amtrak havia partido de Washington às 19H10 locais (20H10 de Brasília) e deveria chegar a Nova York às 22H34 (23H34).

Os bombeiros usaram ferramentas hidráulicas para retirar os passageiros dos vagões, que ficaram muito danificados no acidente.

Mais de 230 pessoas entre passageiros e funcionários estavam no trem. Os vagões da Amtrak não contam com cintos de segurança.

O ex-congressista americano Patrick Murphy, da Pensilvânia, escapou ileso do acidente.

"Estou bem, ajudando os outros, e rezo pelos feridos", escreveu no Twitter.

Murphy, que se encontrava no vagão da cafeteria, disse que o trem estava a 60-70 milhas (97-113 km) por hora quando descarrilou.

Jennifer Kim, violinista da Ópera de Washington, postou no Twitter uma foto que mostra vagões virados e socorristas em primeiro plano.

Vários feridos - muitos com mãos e rostos ensanguentados - não conseguiam se mover, revelou Murphy, que postou no Twitter imagens do resgate.

Fotos postadas nas redes sociais e exibidas nas emissoras de televisão mostram socorristas vasculhando os vagões tombados e passageiros desorientados no local do acidente.

Pelo menos um vagão parecia completamente destruído, virado. Uma enorme barra metálica era observada em outro vagão, mas não foi possível determinar até o momento a natureza exata dos damos.

No escuro, os bombeiros usavam lanternas para procurar os feridos, com a ajuda de helicópteros com refletores potentes.

O cenário era caótico, com bombeiros tentando acessar os vagões retorcidos, além de ambulâncias e viaturas da polícia na área da tragédia.

Imagens aéreas transmitidas por diferentes redes de TV mostraram que ao menos um vagão ficou cruzado na linha, formando uma espécie de L na composição.

A Amtrak confirmou no Twitter que o acidente deixou feridos, sem divulgar um número, e informou que todos os serviços entre Washington e Nova York foram suspensos para facilitar os trabalhos de resgate.

Este é um dos corredores ferroviários mais utilizados nos Estados Unidos.

Os socorristas pediram ajuda aos helicópteros das TVs e da polícia para iluminar a zona do acidente e auxiliar nos trabalhos de resgate.

"Tudo corria bem, e de repente ficamos de cabeça para baixo", contou o passageiro Don Kelleher.

Um vídeo postado no Instagram mostra passageiros gritando e chorando logo após o descarrilamento.

A Amtrak liga quase 500 cidades nos Estados Unidos e Canadá.

A Agência Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) abriu uma investigação sobre a tragédia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por