WASHINGTON - Um trem de carga se chocou com um caminhão de lixo e saiu dos trilhos nesta terça-feira (28), perto da cidade americana de Baltimore, deixando um motorista ferido, além de provocar um incêndio e uma forte explosão.

Imagens de televisão mostraram vários vagões tombados entre as chamas e os restos de um caminhão que, de acordo com relatos, teria tentado cruzar os trilhos no momento em que o trem passava.

Uma espessa fumaça preta escapava de alguns dos vagões do trem descarrilado. Apesar da combustão de alguns produtos químicos, como o fluoreto, as autoridades garantiram que eles não são "especialmente" perigosos.

"Eles não são inalantes tóxicos", declarou o chefe do Departamento de Bombeiros do condado de Baltimore, John Hohman, acrescentando que 15 vagões descarrilaram, e dois pegaram fogo.

Já a CSX Transportation, transportadora que opera o trem, informou que um dos vagões envolvidos no acidente continha clorato de sódio, que é classificado pelo Departamento americano dos Transportes como material perigoso. "Esse vagão não está queimando agora", disse Hohman.

De forma preventiva, as autoridades determinaram a evacuação de um perímetro correspondente a 20 quarteirões no entorno da área do acidente.

A força da explosão, ocorrida em uma linha de trem de carga no subúrbio de Rosedale, em Baltimore, teria destruído a fachada de armazéns próximos aos trilhos.

Não muito longe, os vidros das janelas da loja Atlantic Tire se partiram, relatou o vendedor John Perrigan, que disse ter testemunhado a explosão.

"A força do ar que me atingiu no rosto foi inacreditável", disse ele por telefone à AFP. "Impressionante que ninguém tenha se ferido", completou.

As autoridades anunciaram ainda que uma pessoa estava sendo atendida no hospital.

"Dois funcionários do trem da CSX não se feriram - o motorista do caminhão foi a pessoa levada para a seção de traumatismo em estado grave", anunciaram a Polícia do condado de Baltimore e o Departamento de Bombeiros em uma mensagem no Twitter.

Esse foi o segundo mais grave acidente de trem em semanas, ao longo do movimentado corredor nordeste. No início do mês, dois trens de passageiros colidiram entre as cidades de Nova York e de New Haven (estado de Connecticut). Mais de 70 pessoas ficaram feridas.

A Administração de Trânsito de Maryland declarou que o trem descarrilou por volta de 14h15 (17h15 no horário de Brasília).

O National Transportation Safety Board, órgão responsável pela segurança nos transportes, informou que está investigando o acidente.