Aeroporto de Los Angeles é evacuado após informações sobre tiroteio

AFP
01/11/2013 às 15:26.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:50
 (Kevork Djansezian)

(Kevork Djansezian)

LOS ANGELES - Um homem morreu, e várias pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira (1º) durante um tiroteio no Aeroporto Internacional de Los Angeles (oeste dos Estados Unidos), anunciaram as autoridades, acrescentando que o suspeito pelos ataques foi detido.

A polícia local afirma que ele agiu sozinho.

O porta-voz do Instituto Médico Legal do condado de Los Angeles, Craig Harvey, ainda não confirmou se a vítima era um agente da Administração para a Segurança dos Transportes (TSA, na sigla em inglês) que trabalhava no aeroporto.

Um homem de aproximadamente "40 anos foi declarado (morto) às 11h no Harbor/UCLA Medical Center", afirmou Harvey, em mensagem enviada por e-mail à AFP.

"Relatado ferido por disparo. Não se sabe seu papel no incidente", acrescentou.

O homem que disparou no aeroporto de Los Angeles nesta sexta-feira agiu sozinho, declarou o chefe da polícia local, Patrick Gannon.

"Acreditamos, até este momento, que se trata de um agressor solitário", disse Gannon, acrescentando que "era a única pessoa que estava armada nesse incidente".

Gannon informou que o indivíduo entrou no terminal 3 do aeroporto às 09h20 (14h20 de Brasília) e tirou um fuzil de assalto de uma bolsa, abrindo fogo em seguida.

O agressor entrou na zona de controle de segurança e continuou atirando contra os passageiros. Depois de uma perseguição policial, ele foi ferido e detido logo depois.

Sete pessoas ficaram feridas, e seis foram levadas para o hospital, afirmou o chefe do Departamento de Bombeiros, James Featherstone, na primeira entrevista à imprensa cerca de duas horas após o incidente.

Mais cedo, o jornal "LA Times" informou que havia dois mortos e que o agressor também parecia ser um funcionário da TSA.

Imagens ao vivo transmitidas pelas emissoras americanas mostraram policiais armados no alto das estruturas do estacionamento, aparentemente em busca de outro eventual agressor. Várias ambulâncias estavam estacionadas do lado de fora do terminal. Atrasos durante todo o dia

Os voos de saída de Los Angeles foram claramente afetados, e atrasos significativos eram esperados para "todo o dia" - de acordo com uma autoridade do aeroporto.

Uma testemunha contou que o atirador vestia uma roupa verde acinzentado e levava um rifle de assalto. Ele teria começado a atirar ao subir na escada rolante em direção à área de segurança.

A afiliada da emissora de televisão ABC mostrou uma pessoa sendo retirada de maca, e outra, em uma cadeira de rodas.

Brain Adamick, de 43 anos, acompanhou o drama. Ele contou que se preparava para embarcar quando viu pessoas correndo no terminal, afastando-se da área de segurança. Ele atravessou, então, uma saída de emergência pela pista.

"Quando estava na pista, ouvi dois tiros provenientes da área, onde as pessoas corriam e gritavam", disse ao LA Times.

Pouco depois, ônibus começaram a retirar passageiros, e um funcionário da TSA ferido foi visto entrando no ônibus com o tornozelo sangrando. "Parecia que tinha saído de um filme", contou Adamick.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, declarou em Washington que o presidente Barack Obama foi informado do tiroteio e estava acompanhando o desenrolar dos acontecimentos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por