Alemanha pede que Reino Unido notifique rapidamente UE sobre saída do bloco

Estadão Conteúdo
29/06/2016 às 15:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:06
 (AFP)

(AFP)

O Ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, pediu hoje que o Reino Unido seja rápido em notificar formalmente a União Europeia de suas intenções de deixar o bloco. Para ele, a incerteza gerada por essa demora seria ruim para a economia.

Ele lamentou a decisão do plebiscito da semana passada, mas alertou que Londres não deve esperar que os 27 países restantes façam concessões para impedir a saída do país.

"Seria apenas justo" que o Reino Unido apresente a notificação e acabe com essa incerteza, afirmou Schäuble. "Nós faremos tudo que está a nosso alcance" para assegurar que os danos dessa decisão não sejam maiores. Os demais 27 países precisam assegurar que a decisão britânica não cause um efeito dominó, disse. "Não podemos descartar tal risco".

O primeiro-ministro britânico David Cameron afirmou que irá deixar para seu sucessor a invocação do artigo 50 do Tratado de Lisboa, que admite formalmente a intenção do Reino Unido de deixar a UE e iniciar o período de negociação entre os lados, que dura dois anos.

Leia mais:
Conservadores elegem novo líder até 2 de setembro no Reino Unido
Escócia pode impedir Brexit, diz primeira-ministra
Brexit provoca terremoto na política britânica e Escócia intensifica pressão
Brexit se tornou para o Brasil maior fator de risco macroeconômico; entenda o porquê

Fonte: Dow Jones Newswires.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por