Ciclone 'Pam' assola ilha do Pacífico Sul e deixa dezenas de mortos

AFP
14/03/2015 às 13:21.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:21
 (AFP)

(AFP)

O presidente de Vanuatu fez neste sábado um apelo à solidariedade internacional depois que o ciclone tropical Pam varreu seu arquipélago, em um dos piores desastres naturais ocorridos no Oceano Pacífico.

"Faço um apelo em nome do governo e do povo de Vanuatu à comunidade internacional para que nos dê sua ajuda para fazermos frente a esta calamidade", declarou Baldwin Lonsdale, em um discurso durante a conferência das Nações Unidas sobre Prevenção de Desastres Naturais realizada na localidade japonesa de Sendai.

O ciclone tropical Pam, que devastou o arquipélago de Vanuatu e atingiu as Ilhas Salomão, deixou um rastro de destruição neste sábado e pode ter provocado dezenas de mortes, em uma das maiores tragédias registradas no Oceano Pacífico.

O balanço exato dos danos ainda é desconhecido, em consequência das limitadas comunicações na região após a passagem do ciclone, que atingiu a categoria cinco, a máxima para este tipo de tempestade, com ventos de até 320 km/h.

A passagem de Pam pelo arquipélago de Vanuatu atingiu com violência a cidade de Port Vila, provocando grandes inundações.

O ciclone cruzou a principal ilha de Vanuatu, onde vivem 65 mil pessoas, além de várias ilhas ao sul, com cerca de 33 mil habitantes.

Um balanço provisório da ONU, ainda não confirmado, cita a possibilidade de 44 mortes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por