Cientistas advertem contra danos que El Niño pode causar em corais

AFP
08/10/2015 às 10:39.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:59
 (AFP)

(AFP)

Um grupo de especialistas advertiu nesta quinta-feira (8) que o fenômeno climático El Niño pode provocar no próximo ano sérios danos às barreiras de corais do mundo, que podem sofrer um efeito de descoloração sem precedentes.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Queensland e pelo NOAA (National Oceanic Atmospheric Administration) americano, será o terceiro fenômeno global de descoloração ou branqueamento da história, e zonas como a Grande Barreira de Corais da Austrália serão duramente afetadas.

"Se as condições seguirem piorando, a Grande Barreira de Corais será afetada por uma descoloração generalizada dos corais e sua posterior mortalidade, o efeito mais habitual do aumento das temperaturas", disse Ove Hoegh-Guldberg, diretor do instituto de Mudança Global da universidade australiana.

Os dois fenômenos precedentes de branqueamento de corais ocorreram em 1998 - quando provocou uma descoloração da metade da Grande Barreira e o desaparecimento de 5% a 10% dos corais - e em 2010, com efeitos menores, lembrou o especialista.

O branqueamento é um fenômeno que deixa os corais brancos ou os descolore, ameaçando a biodiversidade, a pesca e o turismo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por