EUA anunciam acordo que permite à AB Inbev comprar Grupo Modelo

AFP
19/04/2013 às 15:47.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:58

NOVA YORK - A maior cervejaria do mundo, a belga AB Inbev, conseguiu um acordo com as autoridades americanas para comprar sua concorrente mexicana Grupo Modelo, anunciou nesta sexta-feira (19) o Departamento de Justiça (DoJ).

A AB Inbev, uma empresa internacional com sede em Lovaina, Bélgica, já havia informado em um comunicado que esperava poder encerrar a operação em junho, avaliada em 20,1 bilhões de dólares. Em abril, a empresa tinha obtido a permissão das autoridades mexicanas.

O projeto de acordo, que foi enviado nesta sexta-feira a um juiz, propõe que a empresa ceda alguns ativos para "manter a concorrência no setor cervejeiro", informou o DoJ.

As autoridades americanas ameaçaram bloquear a operação por temer que esta provocasse uma alta nos preços da bebida e que reduzisse muito a competição no país, já que a AB Inbev possui a Budweiser, muito popular nos Estados Unidos e o Grupo Modelo é dono da cerveja mais importada do país, a Corona.

O acordo prevê que a empresa resultante do acordo "venda todas as atividades da Modelo nos Estados Unidos" ao grupo americano Constellation, ressaltou o departamento.

O anúncio indica ainda que essa venda inclui licenças para as marcas de cerveja da Modelo, o restaurante Piedras Negra, no México, e uma participação no grupo na sociedade de importações Crown, que distribui as marcas do grupo mexicano no país.

O DoJ destaca que o comprador tinha "capacidades de produção independentes e a propriedade" de várias marcas do mercado.

"Com a fusão vai haver dois competidores, Modelo e AB Inbev", explicou Bill Bauer, assistente do procurador de concorrência.

Para o DoJ, o mercado de cerveja já está suficientemente concentrado, já a participação do Modelo é significativo, ao atuar como um contrapeso para a AB Inbev.

"O projeto de acordo anunciado hoje criará um competidor da AB Inbev, independente, integrado e economicamente viável", acrescentou o funcionário.

Para Bauer, isso constitui uma "vitória" para os consumidores do mercado norte-americano, que move 80 bilhões por ano.

"Se este acordo marca uma diferença de apenas 1% nos preços, os consumidores norte-americanos economizarão cerca de 1 bilhão por ano", destacou.

AB Inbev já tinha anunciado em meados de fevereiro que cederia os ativos da Constellation em um total de 4,75 bilhões de dólares.

O acordo entre AB Inbev e o DoJ ainda necessita da aprovação de um juiz, após o prazo de 60 dias para que possíveis opositores se manifestem sobre o acordo.

 

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