Filhote de elefante tenta acordar mãe morta após manada ser envenenada

Do Portal HD*
29/01/2013 às 11:13.
Atualizado em 21/11/2021 às 21:22
 (SABAH WILDLIFE DEPARTMENT/AFP)

(SABAH WILDLIFE DEPARTMENT/AFP)

Uma cena comovente foi registrada na reserva florestal Gunung Rara, na Malásia, depois que uma manada de elefantes pigmeus foi encontrada morta na área. O filhote de um dos animais, com três meses de idade, tentava acordar a mãe, já sem vida.

Pelo menos dez elefantes, sete fêmeas e três machos, foram descobertos mortos na reserva em janeiro e a suspeita é de que eles tenham sido envenenados, explica um oficial ao periódico Daily Mail. Todos pertenciam à mesma família e tinham entre 4 e 20 anos de idade.

O ministro do Meio Ambiente do estado de Sabah, onde ocorreu o fato, Masidi Manjun, informou que ainda estão sendo investigadas as causas do crime e porque os animais foram mortos.

Atualmente, restam menos de 1.500 elefantes pigmeus na região. "Este é um dia muito triste para a reserva. A morte desses animais é uma grande perda para o estado", disse o Masidi.

"Se for confirmado o evenenamento intencional dos elefantes, eu tomarei providências pessoalmente para que os criminosos sejam levados à Justiça e paguem por seus crimes", completou ao Daily Mail.
 


Pelo menos dez elefantes foram encontrados mortos na região (Foto: Sabah Wildlife/AFP)

 

O diretor do departamento de vida selvagem de Sabah, Laurentius Ambu, disse que recebeu um relatório na última semana de quatro elefantes pigmeus mortos no local.

Mas os oficiais ficaram chocados ao encontrar outros quatro animais, uma subespécie rara do elefante asiático, mortos ou prestes a morrer após inspeções realizadas na área.

"No início do ano, duas carcaças de elefantes em estado de decomposição foram encontradas nos arredores, onde estes oito animais haviam sido vistos. Nós acreditamos que todas as mortes desses elefantes estão relacionadas entre si", afirmou.

O veterinário, Sen Nathan, declarou que "temos altas suspeitas" de que os animais tenham morrido envenenados após constatarem graves ulcerações e sangramento no sistema digestivo.

"Foi de fato uma visão muito triste olhar todos os elefantes mortos, especialmente uma das fêmeas mortas que tinha um jovem filhote de apenas três meses. O filhote estava tentando acordar a mãe morta", lamentou.


*Com AFP

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por