França encontra carne de cavalo em carregamento importado da Holanda

Folhapress
15/03/2013 às 18:56.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:56

SÃO PAULO - A França encontrou carne de cavalo em um carregamento de 230 toneladas de carne rotulada como "pura carne bovina". O lote foi importado do leste europeu através da Holanda, disse nesta sexta-feira (15) um promotor local.

A carne equina foi encontrada durante testes na cidade de Cavaillon, no sudeste do país, em um carregamento que seria usado para a fabricação de refeições prontas. "Os testes, feitos há três semanas, mostraram a presença de carne de cavalo na maioria dos lotes", disse o promotor Yannick Blac.

O produto é procedente de diversos países europeus e transitou pelos armazéns das empresas holandesas Draap Trading e Windmeijer Meat Trading, segundo Blanc. No mês passado, um funcionário do departamento de segurança alimentar da Romênia havia identificado a Draap Trading como uma compradora de carne de cavalo do país, o que foi negado pelo advogado da empresa.

Segundo Blanc, não foi encontrada carne de cavalo no lote que veio diretamente da Romênia sem passar pela Holanda.

O porta-voz do serviço de segurança alimentar holandês se recusou a comentar o caso especificamente, mas disse existir uma investigação em curso para traçar a cadeia de suprimentos do produto que possa conter carne de cavalo, importados para a Holanda e depois revendidos para a França.

O presidente da França, François Hollande, falou no mês passado sobre a necessidade de rotular e tornar mais fácil o rastreio de carne utilizada em alimentos processados na Europa para evitar um novo escândalo.

O problema começou em janeiro, quando carne de cavalo foi encontrada em alimentos que deveriam conter apenas carne bovina na Irlanda. Desde então, o mesmo ocorreu em diversos países da Europa, incluindo carregamentos que eram destinados a hospitais e creches.

A carne de cavalo não rotulada pode conter traços de fenilbutazona, um anti-inflamatório para uso equino e que torna a carne imprópria para consumo humano.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por