LOS ANGELES - Incêndios florestais castigam o estado do Colorado, nos EUA, nesta quarta-feira (12), destruindo várias casas e forçando a evacuação de milhares de moradores.

Altas temperaturas, clima seco e fortes ventos espalharam as chamas. No pior dos incêndios, o da Floresta Negra, mais de 3,2 mil hectares foram destruídos em uma área perto de Colorado Springs.

Mais de 900 detentos de uma unidade prisional próxima à cidade, a segunda maior do estado, tiveram de ser transferidos para outro presídio.

Cerca de 150 bombeiros combatiam o fogo nesta quarta, com o apoio de 48 helicópteros e homens da Guarda Nacional.

"Esse fogo se espalhou muito rapidamente ontem e passou muito rápido pelas áreas, consumindo muita vegetação", disse à imprensa o xerife do condado de El Paso County, Terry Maketa.

"Hoje, vamos focar bastante em, pelo menos, acabar com algumas frentes de fogo", afirmou Maketa, acrescentando que quase 100 casas foram destruídas.

Ainda não há informes de desaparecidos, mas o xerife manifestou sua preocupação com as "localidades onde as pessoas não foram evacuadas. Um dos meus maiores medos é que as pessoas se arrisquem e isso possa lhes custar a vida".

Outro grande incêndio que ameaça o estado, o incêndio Royal Gorge, que havia sido contido em apenas 10% nesta quarta, já consumiu mais de 1,5 mil hectares, de acordo com o site Inciweb, de monitoramento e incêndios.