Irã alerta para "consequências severas" se EUA deixarem acordo nuclear

Estadão Conteúdo
24/04/2018 às 14:45.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:30

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, fez um alerta nesta terça-feira (24) para que os Estados Unidos permaneçam no acordo nuclear ou irão "enfrentar consequências severas". Em discurso transmitido pela emissora estatal do país, Rouhani disse que o Irã vai "reagir firmemente" se a Casa Branca não "cumprir seus compromissos".

Os comentários foram feitos antes da chegada do presidente francês Emmanuel Macron a Washington hoje, na primeira visita de Estado oficial do governo de Donald Trump. Ao lado de Macron, Trump disse, em tom de ameaça, que se o Irã restaurar seu programa nuclear, "terá grandes problemas".

Trump e Macron devem discutir o acordo nuclear com o Irã durante a visita do francês. O americano tem até 12 de maio para renovar o acordo nuclear.

Assinado em 2015 por cinco membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Alemanha, o acordo com o Irã prevê o fim de sanções resultantes do programa nuclear do país, desde que Teerã encerrasse o braço balístico das pesquisas. Em setembro de 2017, o Irã anunciou testes com um novo míssil balístico de médio alcance. (Flavia Alemi - flavia.alemi@estadao.com)
Leia mais:
Coreia do Sul interrompe propaganda anti-Coreia do Norte antes de reunião
Trump dirá Kim Jong Un que desarmamento nuclear deve preceder queda das sanções
Revezamento da tocha dos Jogos de Tóquio passará por áreas atingidas por tsunami
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por