Líder da Al-Qaeda e ex-secretário de Bin Laden é morto no Iêmen

AFP
16/06/2015 às 08:48.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:30
 (AFP)

(AFP)

A Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA) confirmou a morte em um ataque de drone de seu líder e ex-sócio de Osama Bin Laden, Naser al-Wahishi, em um vídeo divulgado nesta terça-feira.

"Wahishi morreu em um ataque de drone americano contra ele, ao lado de outros dois mujahedines", afirma um integrante da Al-Qaeda no vídeo publicado no YouTube pelo Al-Malahem, o serviço de propaganda do grupo jihadista.

O chefe militar da AQPA, Qasim al-Rimi, foi anunciado como o novo líder em uma reunião de dirigentes do grupo, segundo a mesma fonte.

A morte de Naser al-Wahishi, cujo grupo reivindicou o atentado contra a redação do Charlie Hebdo em Paris em janeiro, havia sido anunciada pela imprensa internacional.

De acordo com o canal CNN, que citou duas fontes do Departamento de Segurança Nacional do Iêmen, Naser al-Wahishi, considerado o número dois da Al-Qaeda, morreu no dia 12 de junho na região de Hadramut, ao leste de Áden.

Em 2013 ele foi designado adjunto do líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri. Uma fonte iemenita afirmou à AFP que Wahishi provavelmente morreu em um ataque em Mukalla, na região sudeste do Iêmen, e que o corpo estaria em um necrotério local, protegido por rígidas medidas de segurança.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por