LONDRES - Um temporal de vento e chuva deixou na madrugada desta terça-feira (24) dois mortos e um desaparecido na Grã-Bretanha e na França, perturbando as viagens e privando de eletricidade centenas de milhares de lares a poucas horas do Natal.

As duas mortes foram registradas na Grã-Bretanha. Uma delas no norte da Inglaterra, onde um homem foi encontrado morto em um rio que aumentou de volume muito rápido, e outra em Gales, onde uma mulher foi arrastada pelas águas de outro rio, segundo informações oficiais.

As autoridades francesas informaram, por sua vez, sobre o desaparecimento de um homem, de nacionalidade russa, que caiu no mar de um barco que navegava a 220 km de Brest (noroeste).

Também foi informada a morte de um menino de 12 anos devido ao desabamento de um muro no departamento de Calvados (noroeste), mas até o momento não foi possível confirmar se o acidente foi provocado pelos ventos que atingiam a região.

O navegante suíço Bernard Stamm e seu companheiro de equipe Damien Guillou, que foram surpreendidos pela tempestade no canal da Mancha, foram resgatados por um navio norueguês na manhã desta terça-feira, segundo as autoridades marítimas francesas, que disseram que eles estão sãos e salvos.

Cerca de 240.000 lares franceses ficaram sem eletricidade devido ao temporal, que chegou a registrar ventos superiores a 120 km/hora, e 150.000 no Reino Unido.

A tempestade forçou o cancelamento de trinta voos do aeroporto de Londres Heathrow, em sua maioria com destino a outros países europeus, embora na manhã desta terça-feira a metade tenha conseguido partir e restassem apenas 16 suspensos.

Também ocorreram perturbações no transporte ferroviário no centro da Inglaterra e cancelamentos das travessias de ferry entre Grã-Bretanha e França, embora o Eurostar (trem de alta velocidade sob o canal da Mancha) não tenha sido afetado.

Na Irlanda, cinco ml linhas telefônicas ficaram fora de serviço.

Os serviços meteorológicos britânicos decretaram para esta terça-feira "alerta âmbar" - segundo grau de periculosidade - no norte da Irlanda do Norte e no oeste da Escócia, válido até o início da tarde, por ventos que podem superar os 120 quilômetros por hora.

As previsões de quarta-feira já são de um tempo tranquilo na Grã-Bretanha.

Na França, por sua vez, o alerta laranja - o segundo grau - está ativo desta terça-feira até quarta-feira às 06h00 (03h00 de Brasília), com a previsão de ventos fortes nas zonas do norte, no leste do país e no oeste dos Pirineus.