A prefeitura e a polícia de Nova York apresentaram, nesta terça-feira (23), um aplicativo que permite visualizar de maneira interativa dados dos crimes cometidos na cidade, e que estará disponível para todas as forças de ordem, assim como também ao público.  

Qualquer pessoa poderá ter acesso ao site https://compstat.nypdonline.org e realizar uma busca sobre diferentes tipos de crimes na cidade, obtendo resultados de maneira geográfica para a última semana, mês ou ano, segundo um comunicado do Departamento de Polícia de Nova York (NYPD).

O programa CompStat 2.0 faz parte de um esforço de modernização e transparência da força, indicou em coletiva de imprensa o prefeito Bill de Blasio, acompanhado do chefe da polícia, Bill Bratton.

O aplicativo usado pela polícia contará com mais detalhes e informação. "Hoje estamos levando a CompStat para o século XXI e tornando nossos números de criminalidade claros e acessíveis para todos os nova-iorquinos", afirmou De Blasio, citado no comunicado.

"Desde o lançamento da CompStat 2.0 até a entrega a cada oficial e veículo de patrulha de smartphones e tablets, estamos demostrando mais uma vez que o NYPD é o departamento mais tecnologicamente avançado em nosso país", disse.

Com efeito, desde meados do ano passado foram distribuídos 25.000 telefones inteligentes para a polícia e hoje todos os agentes que patrulham conta com um aparato deste tipo.

Segundo De Blasio, as novas ferramentas farão com que a polícia seja "mais acessível, mais transparente e mais reativa com os nova-iorquinos nas cinco circunscrições" da cidade.