ONU pede "pressão" sobre a Coreia do Norte para evitar novo teste nuclear

AFP
24/01/2013 às 20:32.
Atualizado em 21/11/2021 às 21:06
 (KCNA VIA KNS-AFP)

(KCNA VIA KNS-AFP)

NOVA YORK - A Organização das Nações Unidas (ONU) informou nesta quinta-feira (24) que a comunidade internacional deve "pressionar" a Coreia do Norte para evitar que realiza um novo teste nuclear.

"A comunidade internacional deve fazer pressão sobre os norte-coreanos, e a Coreia do Norte deve compreender que só o diálogo ajudará a diminuir a tensão na península", disse o porta-voz adjunto do secretário-geral da ONU, Eduardo del Buey.

"Qualquer ameaça de nuclearização vai contra as resoluções do Conselho de Segurança", acrescentou.

A Coreia do Norte informou mais cedo que planeja levar adiante um terceiro teste nuclear para desafiar seu "pior inimigo", os Estados Unidos, e em resposta às duras sanções da ONU.

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta que haviam incluído na sua lista negra instituições ou pessoas da China que acusam de contribuir ao alegado programa de armas nucleares da Coreia do Norte.

O Conselho de Segurança da ONU, impulsionado por Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão e com o voto da China, aprovou na terça-feira uma resolução que amplia as sanções contra a Coreia do Norte pelo lançamento de um foguete no dia 12 de dezembro, infringindo as resoluções anteriores.

Este seria o terceiro teste nuclear depois dos realizados em 2009 e 2006, que já custaram para a Coreia do Norte uma série de sanções.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por