Raúl Castro é reeleito primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba

Estadão Conteúdo
19/04/2016 às 16:24.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:01
 (Reprodução / Internet)

(Reprodução / Internet)

O presidente Raúl Castro e o histórico dirigente cubano José Ramón Machado Ventura foram reeleitos nesta terça-feira como primeiro e segundo secretário do poderoso Partido Comunista da ilha, uma decisão que ocorre apesar do pedido do mandatário de rejuvenescer a liderança política do país.

A lista oficial com os novos dirigentes foi publicado no portal oficial Cubadebate e mostra também a composição do novo Bureau Político, do qual permaneceram dez dirigentes e foram substituídos cinco.

Cerca de 1 mil delegados do VII Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC) debateram durante quatro dias a portas fechadas vários documentos sobre o futuro da ilha.

Foram criticadas ineficiências e reconhecidas as dificuldades para empreender as mudanças que vão desde a construção de novas moradias, passando pela produção de alimentos e a dificuldade em manutenção de jovens profissionais no país. Porém, os textos com propostas não estão acessíveis ao público ainda.

O encerramento do Congresso contou com uma inusual aparição pública conjunta do mandatário e seu irmão, Fidel Castro.

Leia mais:
Raul Castro diz que Cuba fará reforma constitucional"Não precisamos que o império nos presenteie", diz Fidel Castro para ObamaObama e Raúl Castro selam reaproximação e acompanham jogo de beisebol em HavanaQuero enterrar o último resquício da Guerra Fria, diz Obama em Cuba

Raúl Castro sucedeu seu irmão em 2006 depois de uma doença de Fidel, que desde então aparece poucas vezes em público, ainda que receba eventualmente amigos e aliados políticos.

Inclusive antes da saída de Fidel Castro do poder, os irmãos dirigentes poucas vezes apareciam em público juntos, por motivos de segurança. Uma dessas raras ocasiões foi o congresso comunista anterior, de 2011.

O PCC é o único com reconhecimento legal e que segundo a Constituição deve guiar os passos da ilha em matéria de economia e sociedade, o que o converte em uma organização tão poderosa como o executivo.

Castro tem 84 anos. Já Machado Ventura tem 85 anos e é um dos notórios líderes comunistas da ilha, tendo sido vice-presidente do país de 2008 a 2013.

O presidente Castro fez o discurso de abertura do congresso no sábado e ali indicou que a intenção era colocar o limite de 60 anos para o ingresso no Comitê Central e de 70 anos para o exercício de cargos de direção. As medidas têm como objetivo "rejuvenescer" a liderança do país. No entanto, a proposta não se viu refletida nesta eleição. Fonte: Associated Press.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por