República Centro-Africana cria Conselho Superior de Transição

AFP
06/04/2013 às 09:35.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:35

BANGUI - O novo homem forte da República Centro-Africana, Michel Djotodia, ordenou neste sábado (6) a criação de um Conselho Superior de Transição (CST) com a missão de designar um novo presidente para um mandato de 18 meses.

A criação de um órgão constituinte e legislativo chamado Conselho Superior de Transição é citada em uma ordem assinada por Djotodia.

"O CST tem a missão de escolher o presidente da República para um mandato de 18 meses, de redigir um anteprojeto de Constituição para submetê-lo ao povo em um referendo, e de assumir as prerrogativas legislativas que normalmente correspondem a um órgão legislativo", afirma o texto.

Michel Djotodia aprovou na quinta-feira o início de um processo de transição democrática, como exigiam os chefes de Estado da África Central.

A coalizão rebelde Seleka derrubou em 24 de março o presidente centro-africano François Bozizé, que estava no poder há 10 anos. Em 30 de março, Djotodia se autoproclamou presidente e disse que pretendia entregar o poder em 2016, após um período de transição de três anos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por