Sérvia e Kosovo chegam a acordo para normalizar relações

AFP
19/04/2013 às 16:13.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:58
 (Yves Logghe)

(Yves Logghe)

 BRUXELAS - Os chefes dos governos da Sérvia e do Kosovo chegaram a um acordo nesta sexta-feira (19) para normalizar as relações entre Belgrado e Pristina.

"Este acordo é a base para uma normalização de nossas relações", anunciou em sua conta no Twitter o ministro kosovar das Relações Exteriores, Enver Hoxhaj.

A chefe da diplomacia da União Europea (UE), Catherine Ashton, que esteve muito envolvida nestas negociações, comemorou o acordo e afirmou que isso aproxima os dois países da UE.

A UE indicou que sem um acordo que normalizasse suas relações, o futuro europeu da Sérvia ou do Kosovo estaria comprometido. Belgrado espera obter um acordo para começar suas negociações de adesão.

As relações entre Pristina e Belgrado ficaram difíceis desde que Kosovo proclamou sua independência em 2008 e a Sérvia não a reconheceu.

O acordo está centrado fundamentalmente na organização administrativa do norte de Kosovo, região povoada majoritariamente por sérvios que não reconhecem a autoridade de Pristina.

Mas em Kosovska Mitrovica, no norte do território, os representantes políticos dos sérvios de Kosovo exigem a organização de um referendo na Sérvia sobre o acordo assinado nesta sexta-feira.

A Otan mantém uma força de cerca de 5.000 militares, composta essencialmente por soldados alemães, para garantir a segurança no norte de Kosovo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por