Trump diz a May que Rússia deve 'respostas inequívocas' sobre envenenamento

Estadão Conteúdo
13/03/2018 às 16:23.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:50
 (MANDEL NGAN / AFP)

(MANDEL NGAN / AFP)

O presidente americano, Donald Trump, disse mais cedo em telefonema à primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, que os Estados Unidos concordam que o governo da Rússia deva dar "respostas inequívocas" sobre o envenenamento de um agente duplo russo e sua filha em solo britânico. A informação foi divulgada há pouco pela Casa Branca e por Downing Street, em comunicados distintos.

Segundo o governo britânico, na ligação entre Trump e May, a premiê atualizou o americano sobre a investigação em torno do caso e reforçou a conclusão do governo do Reino Unido de que é "muito provável" que a Rússia seja responsável pelo ataque.

Já o governo americano informa que Trump garantiu à britânica que os Estados Unidos "estão prontos para oferecer qualquer assistência que o Reino Unido requisitar para a sua investigação", e os dois líderes concordaram com a necessidade de haver consequências para quem usar "essas armas odiosas" em "flagrante violação de normas internacionais".

Em 4 de março, o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia foram encontrados inconscientes perto de um shopping em Salisbury, cidade no Sudoeste da Inglaterra. Dias depois, constatou-se que haviam sido intoxicados com um agente nervoso. Ambos estão hospitalizados em estado grave.
Leia mais:
Assistente pessoal de Trump é demitido por questão não especificada de segurança
Casa Branca apoia leis mais duras para aquisição de armas, diz Trump
Tarifas de Trump podem ameaçar empregos no setor automotivo dos EUA
Temer discute reação à sobretaxa ao aço, libera recursos e reúne-se com aliados
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por