Vice-presidente da Assembleia Nacional, aliado de Guaidó é preso na Venezuela

Estadão Conteúdo
09/05/2019 às 09:26.
Atualizado em 05/09/2021 às 18:34
 (Reprodução / Instagram / Iván Ernesto Reyes)

(Reprodução / Instagram / Iván Ernesto Reyes)

Autoridades da Venezuela prenderam um importante político oposicionista na quarta-feira, (8) no momento em que o presidente Nicolás Maduro se volta contra críticos após a oposição fracassar na tentativa de garantir um levante militar. Vice-presidente da Assembleia Nacional, Edgar Zambrano, foi detido pelo serviço de inteligência, o Sebin.

Zambrano foi levado à prisão Helicoide, em Caracas, dias após um promotor apresentar acusações contra ele, entre elas traição, conspiração e insurreição. Os Estados Unidos e governos latino-americanos pediram a imediata liberação. "se ele não for libertado imediatamente, haverá consequências", ameaçou a secretária-assistente de Estado para o Hemisfério Ocidental dos EUA, Kimberly Breier.

O presidente da Assembleia Nacional é Juan Guaidó, autointitulado presidente do país e que foi reconhecido pelos EUA e por mais 50 nações. O presidente Nicolás Maduro, porém, continua com o comando das Forças Armadas e do país. Nos últimos meses, cerca de dez auxiliares de Guaidó foram detidos. Ele qualificou a prisão de Zambrano como um sequestro e disse que isso não impedirá a pressão dos oposicionistas para restaurar a democracia.

Leia mais:
Ministro de Relações Exteriores venezuelano diz que país pode receber mais russos
Queda de helicóptero do Exército venezuelano mata ao menos três militares
Guaidó diz que chance de ação militar dos EUA na Venezuela é 'grande notícia'

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por