Violino do Titanic "emerge" 101 anos após o naufrágio

AFP
15/03/2013 às 21:47.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:56
 (Henry Aldridge and Son/AFP)

(Henry Aldridge and Son/AFP)

LONDRES - Um violino confeccionado em madeira de pau rosa que pertenceu ao regente da orquestra do Titanic foi encontrado em um sótão na Inglaterra e foi autentificado 101 anos depois do naufrágio deste barco "inafundável", informou uma casa de leilões britânica esta sexta-feira.

Foi preciso sete anos para certificar a origem do instrumento, que sobreviveu milagrosamente à tragédia, explicou Andrew Aldridge, da sociedade Henry Aldridge & Son, localizada no sudoeste da Inglaterra.

O violino pertencia a Wallace Hartley, que regia a pequena orquestra de oito integrantes do Titanic que continuou tocando enquanto o navio naufragava no Atlântico norte em abril de 1912.

O corpo de Wallace Hartley ficou 10 dias na água e o "violino foi encontrado em uma maleta de couro" que estava presa ao cadáver, contou à AFP Aldridge.

Depois do drama, a mãe de Hartley havia dito à imprensa: "sabia que (Wallace) morreria abraçado ao violino. Era muito unido ao seu instrumento".

Os cientistas que examinaram o violino concluíram que "os restos oxidados" encontrados no instrumentos eram "compatíveis com uma imersão em água do mar", segundo Aldridge.

Este violino, que conheceu um destino extraordinário, está avaliado em pelo menos 100.000 euros. Será exposto a partir da Páscoa na cidade de Belfast, onde o Titanic foi construído.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por