Não vacile na bagagem: conheça algumas dicas para planejar sua mala de acordo com o destino

Da Redação
turismo@hojeemdia.com.br
09/06/2016 às 08:26.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:48
 (Reprodução)

(Reprodução)

A temporada de férias escolares de meio de ano batendo está à porta, e mesmo que não depende do calendário dos pequenos prefere viajar nessa época do ano. E quem ainda já decidiu o destino já pode ir pensando no que irá levar na mala. O problema é que muita gente não faz ideia do que levar e nem quantidade de itens e peças de vestuário que vão na bagagem. Daí vamos ajudá-lo para que o amigo não carregue nada além da conta e nem se esqueça do que é realmente necessário, com uma pergunta simples, mas fundamental antes de trancar o cadeado.

Para onde você vai?

O destino escolhido tem grande impacto na bagagem escolhida, tanto para quem irá para o exterior, ou viajará dentro do país e até mesmo no interior. Sua viagem é para o litoral ou para uma região serrana? É turismo de aventura ou um turismo urbano? Tudo isso conta na hora de preparar a mala.

Para quem vai para a praia, roupas leves, trajes de banho, sandálias, chinelos, chapéus e bonés são indispensáveis, assim com saídas de praia, toalhas e cangas (apesar de ser um item de vestuário feminino o bonitão sempre pega uma beirada quando se forra a areia). 

Montanha e aventura

Se o destino é uma região serrana, como por exemplo Campos do Jordão (SP) ou Gramado (RS) a bagagem de conter blusas, moletons, jaquetas, gorros, cachecol, meias, botas e calçados fechados, já que as temperaturas tendem a ser mais baixas na altitude. 

Caso o passeio seja turismo de aventura, como acampamentos, assim como uma viagem em estilo mochileiro, a bagagem precisa ser estratégica, pois não pode ter excesso de peso, uma vez que toda a tralha passeará com você. 

E numa situação em que o viajante não sabe o que irá enfrentar, peças e calçados a prova d’água, “corta vento”, assim como meias térmicas são indispensáveis. Nessa mala deve ter espaço para sandálias de borracha, bermudas, peças leves, bonés e óculos de sol. 

Cantis, sacos de dormir, kits de primeiros socorros e higiene, toalha, capa de chuva, mapas, guias, protetor solar, repelentes e lanternas também são fundamentais para quem não quer saber de “frescura” nas férias. 

Não deixe de se abastecer de água e alimentos não perecíveis como biscoitos, frutas secas e barras de cereais, a não ser que você queira bancar o Bear Grylls (aquele aventureiro do Discovery Channel) e se alimentar do que a natureza lhe oferecer na hora. 

Urbano

Para quem aprecia turismo urbano a escolha da bagagem é uma das mais democráticas. Nela deve ter peças leves e roupas quentes que se adaptam de acordo com o clima do destino. Não se esqueça de levar calçados confortáveis, uma vez que nesse tipo de turismo se caminha bastante, explorando a cidade e suas atrações.

Não se esqueça de reservar espaço para um traje mais refinado, pois sempre pode surgir a oportunidade de ser visitar um restaurante bacana, um boa peça de teatro ou desbravar a vida noturna do destino. Bonés, chapéus, cachecóis, óculos de sol também devem constar na mala, assim com guia turístico, e um dispositivo móvel para se localizar na cidade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por