Nasa encontra planetas similares à Terra fora do sistema solar

Estadão Conteúdo
06/01/2015 às 21:09.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:35
 (Divulgação/Nasa)

A Terra tem mais alguns planetas quase gêmeos fora do nossa sistema solar, uma sinalização na busca de vida extraterrestre. Astrônomos anunciaram nesta terça-feira que, dependendo de definições, eles confirmam a existência de mais três ou quatro planetas do mesmo tamanho da Terra e não muito quentes para a formação de água líquida.

Estes planetas podem ser rochosos como a Terra e não gigantes gasosos ou de gelo. Eles recebem calor semelhante ao que a Terra recebe do Sol, de acordo com os últimos resultados do telescópio Kepler de caça de planetas da Nasa.

Por outro lado, devido à distância, mesmo que os planetas tiverem atmosferas semelhantes às da Terra, um teria uma temperatura muito inferior e outro muito superior a da Terra, afirmou o principal autor do estudo, Guillermo Torres, um astrônomo do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics. De acordo com ele, a vida poderia evoluir e se adaptar a essas temperaturas.

Para o astrônomo do instituto SETI, Douglas Caldwell, coautor do estudo que apresentou as descobertas em uma reunião da American Astronomical Society em Seattle, "esses planetas de fato existem. Nós não sabíamos isso antes". "O que realmente estamos procurando são eventuais sinais de vida. Ainda não chegamos lá. Vai levar vários anos, mas esse é o primeiro passo", acrescentou.

Fonte: Associated Press.