RIO DE JANEIRO - "Oscar Niemeyer teve uma vida muito bonita", disse nesta quinta-feira (6) o cantor e compositor Chico Buarque. "Foi um dos maiores artistas do seu tempo e um homem maior que a sua arte", declarou sobre o arquiteto, que morreu na noite de quarta.

"Eu fiquei profundamente triste quando soube da morte de Oscar Niemeyer. Ele foi uma inspiração para mim -e para uma geração de arquitetos. Poucas pessoas conhecem seus heróis e eu sou muito agradecido de ter tido a chance de passar um tempo com ele no Rio, no ano passado", disse à reportagem o arquiteto inglês Norman Foster.

"É uma perda enorme. Oscar era um cavalheiro e verdadeiramente um grande arquiteto, um talento de virtude. Seu trabalho foi visionário e influente com o mais alto grau de originalidade e sensibilidade espacial", declarou a arquiteta iraquiana radicada no Reino Unido Zaha Hadid, vencedora do Pritzker, o "Nobel da arquitetura".

"Sinto muito pela morte dele. Ele trabalhou em tantas coisas durante sua vida que acho que ficou satisfeito. É uma pessoa muito importante que perdemos. Fiquei chocada. Eu gosto muito dos seus trabalhos, do estilo dele que é muito orgânico. Acho o prédio da Bienal maravilhoso", disse a artista plástica Tomie Ohtake nesta manhã.