Nota do Nissan March despenca no Latin NCAP

Hoje em Dia - Belo Horizonte
03/08/2018 às 19:24.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:45
 (Reprodução/Latin NCAP)

(Reprodução/Latin NCAP)

Os recentes critérios estabelecidos pelo Latin NCAP, instituição independente que afere a segurança dos automóveis comercializados na América Latina, se tornaram um pesadelo para fabricantes nacionais. Modelos como Onix, Mobi, Sandero e Logan foram duramente avaliados pelo órgão, que tem sede no Uruguai, principalmente após a inclusão dos ensaios de colisão lateral. A mais nova vítima da “pancada” foi o Nissan March, que teve a nota rebaixada de três para uma estrela, na proteção para adultos.

O ensaio realizado em julho foi o terceiro feito com o modelo e o que obteve o pior resultado pela inclusão da colisão lateral, que constatou proteção regular para a região torácica do motorista (uma vez que o carrinho conta com barra de proteção lateral que ajudou a absorver a pancada), mas também pelo aumento do rigor em outros quesitos, que pesaram contra. 

Nos testes de impacto frontal, o teste indicou fraca proteção para a região do peito e ineficácia estrutural, praticamente repetindo os mesmos resultados das aferições realizadas em novembro de 2011 e dezembro de 2016. No entanto, um dos vilões do teste foi a falta de aviso sonoro para encaixe do cinto de segurança, que conta ponto como item de segurança passivo.

Criança
Se a proteção para adultos perdeu nota, a avaliação da segurança para crianças subiu de uma para duas estrelas, mesmo que o hatch não conte com sistema de fixação de cadeirinhas do tipo Isofix. 

Segundo o relatório do Latin NCAP, contribuíram para a avaliação ruim fatores como falta de instruções para fixação dos assentos infantis, assim como a impossibilidade de desativar o airbag do passageiro, caso seja necessário levar a criança no banco da frente. 

“A sinalização e instruções no carro, a respeito do uso do SRI, não cumprem com os requisitos mínimos do Latin NCAP. Não é possível desligar o airbag do passageiro quando instalado um SRI olhando para trás no assento do passageiro. O modelo tem cinto de segurança pélvico (dois pontos) na posição traseira central”. Assim foram explicadas as duas estrelas para a proteção do ocupante infantil.

Em nota, a Nissan informou que “está comprometida com a segurança de seus clientes. Por isso, cumpre todas as regulamentações de segurança no México e demais países da América Latina, incluindo a oferta de airbags frontais como equipamento padrão para toda a sua linha atual de produtos, entre outros itens. Estamos continuamente estudando melhorias de segurança para o Nissan March”.

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