A Mitsubishi acaba de apresentar a nova geração da L200, a Triton Sport, que conviverá com a geração antiga. A picape será oferecida em três versões, com preços que vão de R$ 189 mil a R$ 233 mil. O utilitário ganhou novo design, com linhas retilíneas e mais robustas, com destaque para a parte frontal, com grade para-choque e faróis afilados, conjunto que a marca chama de Advanced Dynamic Shield. 

Mas os engenheiros da marca dizem que não se trata apenas de estilo e nome pomposos. O novo para-choque foi desenhado para direcionar água para as laterais. A picape tem capacidade de imersão elevada, e quando se entra numa área alagada, a água tende a passar por cima do capô e bater no pára-brisas, comprometendo a visão. 

Nas laterais, as formas retilíneas também predominam, com para-lamas retangulares, mas sem perder o conhecido J-line, que é o encaixe inclinado da cabine com a caçamba, que permite reduzir o entre-eixos (3 metros), sem perder volume de carga ou comprometer o espaço interno. A Marca afirma que a medida torna as manobras mais fáceis, principalmente para uso urbano, que tem sido uma tendência. Completam o conjunto as novas rodas aro 18, com desenhos exclusivos para as versões HPE e a topo de linha HPS. 

Na traseira, a novidade fica por conta da luz de freio auxiliar (brake light) que foi instalado na tampa da caçamba. Além de ficar numa posição de melhor visibilidade para quem vem atrás, ela também resolve um problema de quando se transporta cargas que sobrepõem a carroceria. 

Por dentro

Por dentro, a Triton Sport chama atenção pela qualidade do acabamento. As versões mais sofisticadas contam com acabamento em couro nos bancos, volante e forro de porta. A picape também conta com multimídia JBL de sete polegadas (que agrega Apple CarPlay, Android Auto, câmera de ré e GPS nativo). A picape ainda conta com sistema de ar-condicionado com repetidores para segunda fileira no teto.

O pacote de assistências e segurança conta com alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência (com três estágios, aviso, leve frenagem e frenagem total), monitor de faixa, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de pequenos obstáculos. Ela ainda conta com sensores dianteiros e traseiros, assim como acendimento automático dos faróis e dos limpadores de para-brisas e sete airbags.

Motor

Sob o capô, a Triton Sport mantém o motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 mkgf de torque. A novidade é que a antiga caixa automática de cinco marchas da lugar a uma nova transmissão de seis velocidades, que teve suas relações ajustadas para entregar mais torque nas duas primeiras e permitir rodar em velocidade de cruzeiro em menor rotação.

Em tese, as relações da primeira e segunda marchas foram encurtadas em 12%, enquanto a sexta foi alongada em 12%. Além disso, a picape conta com sistema de tração 4x4 Super Select II, com operação totalmente eletrônica. 

O sistema utiliza uma caixa reduzida com relação 2,6:1, ao contrário da maioria do mercado, que recorre a relações 2:1. Isso significa que essa caixa amplifica ainda mais o torque do motor, garantindo força para encarar terrenos pouco amistosos.

A picape ainda dispõe de assistente de descida de ladeira, em que é possível ajustar a velocidade de 2 a 20 km/h, apenas tocando no acelerador e controlando com o botão do sistema. Ela também conta com seletor de tipo de terreno, Off-road Mode, que permite ajustar o carro para rodar na areia, terra, lama e superfícies rochosas. 

Segundo a Mitsubishi, o sistema ajusta injeção, trocas de marcha, controles de tração e estabilidade, assim como o ABS para cada tipo de terreno. E para completar, ela também é equipada com assistente de partida em rampa Hill Holder.

Preços
Triton Sport GLS - R$ 188.990
Triton Sport HPE - R$ 212.990
Triton Sport HPE-S - R$ 232.990