A cinco dias para o segundo turno, o empresário Romeu Zema (Novo) segue na liderança das intenções de voto para o governo de Minas, com 67% da preferência do eleitorado, contra 33% de Antonio Anastasia, segundo a última pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira (23).

Os eleitores que declararam votar branco e nulo agora somam  10% e os indecisos representam 6%. Na prática, considerando apenas os votos válidos, a diferença de Zema para Anastasia, que era de 32 pontos, aumentou para 34 pontos.

Considerando todos os votos, incluindo nulos e brancos, Zema tem 57% da preferência dos eleitores mineiros, enquanto Anastasia soma 28%. Nesse cenário, o candidato do Novo manteve a pontuação, enquanto o senador tucano caiu um ponto, em comparação à última pesquisa do Ibope,  divulgada no dia 17.

A rejeição dos candidatos praticamente não sofreu alteração. Na pesquisa Ibope, os eleitores foram questionados em qual candidato não votariam de jeito nenhum. Anastasia soma 42% da reprovação do eleitorado, enquanto Zema tem 14% dessa rejeição — ambos cresceram um ponto cada nesse quesito, se comparado à última pesquisa Ibope


AVALIAÇÃO DO GOVERNO PIMENTEL

Na pesquisa, o Ibope também consultou o eleitorado sobre a avaliação do governo de Fernando Pimentel (PT). Para 54% dos entrevistados, a gestão do petista é considerada ruim ou péssima, enquanto 28% consideraram o governo regular, outros 11% avaliam a gestão do atual governador como ótima ou boa e 8% não souberam opinar.

A pesquisa Ibope foi contratada pela TV Globo, sendo realizada entre os dias 20 a 23 de outubro. Foram ouvidos 1.512 eleitores em 91 municípios do Estado.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%. No Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), a pesquisa está inscrita com o registro MG-01512/2018.