(Malagrine/)
SÃO PAULO – Para tenta imprimir sofisticação ao Fox, a Volkswagen aplicou mais uma plástica no modelo, que está em linha há quase 12 anos. Para disfarçar a idade avançada, o carrinho ganhou novos para-choques, faróis e lanternas inspiradas no Golf. De resto, trata-se do mesmo Fox de sempre.
Mas é verdade que o carrinho se tornou uma das opções mais qualificadas, abaixo do Golf, isso porque o Polo agoniza para morrer e o Gol, para ser vendável não pode ser refinado. Basta adicionar conteúdo ao “líder” para que seu preço atinja cifras surreais para um popular.
Entre as novidades do Fox está a possibilidade de configurá-lo com o recém lançado motor 1.6 16v de 120 cv, que estreou no primeiro semestre no Saveiro Cross e Gol Rallye. O conjunto é completado com caixa manual de seis marchas.
O novo trem-de-força, que é aplicado na versão topo de linha, Highline, deu mais fôlego ao Fox, além de prometer uma maior autonomia. E por falar em eficiência, a partir de agora a direção do Fox, em todas as versões é elétrica. O sistema foi herdado do caçula Up.
Por dentro, o compacto ganhou novo desenho do volante, que mantém as mesmas funções de acesso ao computador de bordo, rádio e telefonia. Outra novidade é a opção de instalação de navegador GPS integrado ao painel.
É bem verdade que não é uma tela gigantesca como a do Renault Sandero e nem tão interativa como o sistema MyLink do Chevrolet Onix, mas já é um avanço.
Os preços do Fox partem de R$ 35.900 na versão Trendline 1.0. Se equipado com motor 1.6 8v, o preço sobe para R$ 39.800. A versão ecológica BlueMotion, equipada com o mesmo motor três cilindros 1.0 12v de 85 cv do Up, tem preço inicial de R$ 37.690.
Um degrau acima, a versão Comfortline parte dos R$ 38.190, com motor 1.0 (8v). Equipado com unidade 1.6 8v, o preço sugerido sobe para R$ 41.490 e se for adicionado caixa automatizada I-Motion, não sai por menos de R$ 44.590. Já o Highline, com motor 1.6 16v, não sai por menos de R$ 48.490 e R$ 51.790 (I-Motion).