O ex-presidente americano, Barack Obama, embarcou nesta sexta-feira em um helicóptero da Marinha para se dirigir à base aérea Andrews e dali, deixar Washington, após oito anos na Casa Branca.

Acompanhado da família, o ex-presidente vai tirar um período de férias em Palm Springs, na Califórnia. Obama e sua esposa, Michelle, despediram-se do presidente recém-empossado, Donald Trump, e da nova primeira-dama, Melania, a um lado do Capitólio, onde foi realizada a cerimônia de posse.

 Barack Obama se despediu no Twitter e anunciou a criação de uma fundação com seu nome, horas antes de seu sucessor, Donald Trump, prestar juramento. 

"Foi a honra da minha vida servir a vocês. Fizeram de mim um melhor dirigente e homem", tuitou pela última vez o 44° presidente dos Estados Unidos na conta oficial @POTUS

.
 "Não vou parar. Estarei aqui mesmo com vocês como cidadão, encorajado pelas vozes da verdade, da justiça, do humor e do amor", assinalou.
 O democrata usou sua conta oficial no Twitter, que irá transferir para Donald Trump, para anunciar a criação da fundação Obama. O presidente pediu aos cidadãos americanos que usem a fundação para "compartilhar opiniões" com ele. O link da fundação (Obama.org) leva para um vídeo de apresentação de dois minutos em que se vê Obama e a mulher, Michelle, e o slogan que ele repetiu em seu último discurso, em 10 de janeiro, na cidade de Chicago: "Peço-lhes que acreditem não na  minha capacidade de gerar a mudança, e sim na de vocês."

Leia mais:

Ensinamentos de Obama

Michelle Obama é capa de revista americana

Obama defende participação de homossexuais em Escoteiros