Obama pede que as pessoas levem Isaac a sério e alerta para grande tempestade

AFP
28/08/2012 às 07:56.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:48
 (Jonathan Ferrey/Getty Images/AFP)

(Jonathan Ferrey/Getty Images/AFP)

WASHINGTON - O presidente americano, Barack Obama, advertiu nesta terça-feira (28) sobre danos significativos e inundações que podem ser provocados pela tempestade tropical Isaac, convocando as pessoas que se encontram em seu caminho a levar a sério esta "grande tempestade" e seguir as orientações.

"Agora não é o momento de brincar com a sorte... Precisam levar isto a sério", disse Obama em um  pronunciamento televisionado a partir da Casa Branca, enquanto o Isaac ameaça se converter em furacão ao se aproximar da cidade de Nova Orleans, na Louisiana (sul).

Tempestade pode virar furacão

Isaac está a ponto de virar um furacão e segue para Nova Orleans, Louisiana, sete anos depois do furacão Katrina ter devastado a cidade, anunciou o Centro Nacional de Furacões (NHC), organismo com sede em Miami. No boletim de 9h00 GMT (6h00 de Brasília),o NHC informou uma "elevação importante do nível do mar e ameaças de inundação sobre a costa norte do Golfo do México".

O NHC advertiu que o centro da tempestade chegará à costa da Lousiana entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira (29) e destacou que "os dispositivos de salvaguarda e de proteção de bens devem ser rapidamente aplicados". Segundo as previsões, a tempestade pode provocar ondas de até 3,6 metros de altura nas costas do sudeste da Louisiana e Mississippi.

A tempestade deve afetar a região no mesmo dia que o furacão Katrina, que afetou Nova Orleans em 29 de agosto de 2005, na pior tragédia natural da história americana, com 1.800 mortos e danos bilionários.

O Isaac prejudicou a organização da convenção republicana em Tampa, Flórida, que foi adiada em um dia e pode perder espaço na imprensa para a cobertura da tempestade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por