Oito games para você aprender jogando

Álvaro Castro
acastro@hojeemdia.com.br
29/07/2016 às 20:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:04
 (Divulgação)

(Divulgação)

Perda de tempo? Apenas uma mera diversão? Quanto tempo devo deixar meus filhos ligados em jogos eletrônicos? Em tempos de hiperconectividade e opções diversas de jogos eletrônicos, esses são alguns dos questionamentos que os pais, muitas vezes, se deparam ao pensar como lidar com a relação de seus filhos com os games.

Contudo, vários estudos já apontaram que o uso moderado do videogame e computador para jogar pode ser, inclusive, benéfico para o desenvolvimento do cérebro e ainda colocam crianças e adolescentes (alguns adultos também, vamos ser honestos) em contato com diversos assuntos e podem até dar aquela forcinha nos estudos.

Por isso, com a ajuda da Stoodi, startup de educação a distância, o Hoje em Dia preparou uma lista de seis jogos que podem ajudar a transformar aquele momento de diversão em, por que não, um momento de aprendizado para os pequenos e os nem tão pequenos assim.

História, geografia, evolução são alguns dos temas que podem ser abordados de forma divertida e, quem sabe, abrir novos caminhos acadêmicos.

Civilization

Leva o jogador da idade da pedra até a corrida espacial, dando várias possibilidades de se ganhar. Seja através do poderio econômico, bélico ou científico, dá ao jogador a impressão de estar vivendo a história, dadas as devidas proporções, e ajuda a entender a importância de grandes personalidades e a diferença que alguns artefatos bélicos fizeram em guerras clássicas. Sua sexta versão está para ser lançada.

SimCity

 


Simulador clássico de cidades, permite ao jogador, desde a sua primeira versão lançada em 1989 controlar toda a dinâmica de uma cidade, impostos, investimentos, zoneamento urbano, níveis de poluição, transporte público e outros aspectos. Pode ajudar no entendimento e no despertar da curiosidade de questões como sustentabilidade, mobilidade urbana e outros.

 Democracy
 


Se em SimCity controla-se uma cidade, em Democracy é possível ser presidente, primeiro-ministro, ditador. Sem muitos atrativos gráficos, o jogo compensa na fidelidade com a qual os diversos regimes são retratados, ajudando o jogador a entender mais sobre política e filosofia e também sobre as eleições, já que as ações do governante certamente refletirão nas urnas no próximo pleito.

Bioshock: Infinity

Um dos mais premiados games da atualidade leva o jogador a questionar desde religião e filosofia até a física quântica. Sem medo de abordar a polêmica, o jogo retrata uma cidade à beira da guerra civil. Coloca o ultra-nacionalismo contra rebeldes que querem garantir a pluralidade de direitos frente a frente aliados a questões que tocam a Teoria da Relatividade de Einstein.

Spore
 


Jogo muito divertido do qual é possível acompanhar o desenvolvimento de uma criatura unicelular extremamente básica e que se desenvolve até chegar a se tornar uma espécie. O processo de evolução chega até a sociedades mais complexas, dando boas ideias sobre a biologia e o caminho dos seres vivos até que o homem virasse a espécie dominante na terra.

Angry Birds
 

Uma febre que tomou de assalto smartphones de todo o mundo, os simpáticos passarinhos que são arremessados de um grande estilingue ajudam a pensar questões relacionadas à física. O movimento parabólico, força, conceitos de mecânica e gravitação estão presentes nas diversas versões do joguinho e pode ajudar os pequenos a se interessarem por uma das mais fascinantes ciências ensinadas nas escolas.

Assassin’s Creed

Um grande campeão de vendas, Assassin’s Creed consegue mesclar história com ficção, colocando o jogador em meio a situações “reais”. O período renascentista italiano, por exemplo, é retratado com maestria no segundo jogo da série, dando ao jogador a possibilidade de observar grandes obras arquitetônicas como a Basílica de Santa Maria Del Fiori, em Florença.

Battlefield

Apesar de ser um jogo de tiro, essencialmente, Battlefield possibilita aos jogadores entenderem a dinâmica de batalhas clássicas de grandes guerras, conhecer a tecnologia, os veículos e "vivenciar" um pouco do que é estar imerso no campo de batalha. É possível lutar no Pacifico, África e Europa durante a Segunda Guerra, despertando a curiosidade sobre as disputas em Midway, Normandia e outros momentos chave da história.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por