WASHINGTON - O nome do futuro presidente dos Estados Unidos depende de uma dezena de estados-chave, espalhados por todo o país, que já votaram no candidato republicano ou democrata em eleições passadas e que, portanto, são considerados indecisos e decisivos.
 
Em 2008, estes estados votaram em Barack Obama. O republicano Mitt Romney espera mudar o cenário.
 
O presidente tem vantagem em outros que estados que coletivamente representam 217 grandes eleitores, dos 270 necessários para a maioria no colégio eleitoral que decide o ocupante da Casa Branca. Obama precisa, portanto, de mais 53 votos divididos nestes estados.
 
A seguir a lista, do maior ao menor estado:
 
 
FLÓRIDA (29 grandes eleitores)
 
O maior dos estados-chave, onde fazer campanha é muito caro. Em 2000, a Flórida decidiu a eleição presidencial após um empate entre George W. Bush e Al Gore, que terminou com uma polêmica recontagem dos votos e uma vantagem de apenas 537 votos a favor do republicano.
 
O voto antecipado começou em 27 de outubro. A população é heterogênea, com muitos aposentados, latinos de origem portorriquenha (tendência democrata) e cubana (tendência republicana).
 
Resultado em 2008: Barack Obama 51% - John McCain 48%
 
 
PENSILVÂNIA (20 grandes eleitores)
 
Situada na costa leste, a Pensilvânia aparece claramente dividida entre seu coração rural, solidamente republicano, e suas grandes cidades como Filadélfia e Pittsburgh, onde negros e trabalhadores de baixa renda deram a vitória a Obama em 2008.
 
Resultado em 2008: Obama 55% - McCain 44%
 
 
OHIO (18 grandes eleitores)
 
Em 2008 votou por Obama, em 2004 e 2000 por George W. Bush. Ohio é considerado por muitos um microcosmos dos Estados Unidos, com suas grandes cidades, zonas industriais e operários, além das áreas rurais agora voltadas para a exploração do gás natural.
 
Mitt Romney e Paul Ryan, seu candidato a vice, participaram em vários atos de campanha no estado.
 
Resultado em 2008: Obama 51% - McCain 47%
 
 
CAROLINA DO NORTE (15 grandes eleitores)
 
Estado conservador do sul, onde Barack Obama venceu por apenas 13.000 votos de diferença em um total de 4,2 milhões de eleitores, graças a grandes cidades como Charlotte e Raleigh. A grande área rural é muito conservadora. Um referendo para modificar a Constituição estadual e proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado em maio.
 
Resultado em 2008: Obama 49,9% - McCain 49,5%
 
 
VIRGINIA (13 grandes eleitores)
 
Obama venceu neste estado em 2008, a primeira vez que um democrata conquistou tal resultado desde 1964. É um estado de rápido crescimento demográfico na parte norte, muito vinculada ao governo federal do Distrito de Columbia (a capital do país), mas também existe uma grande presença de militares e empresas relacionadas com o Pentágono, favoráveis aos republicanos.
 
Resultado em 2008: Obama 53% - McCain 46%
 
 
WISCONSIN (10 grandes eleitores)
 
O estado natal do candidato a vice-presidente republicano, Paul Ryan, o que pode inclinar a balança do estado, que os democratas não consideravam um perigo até então.
 
Resultado em 2008: Obama 56% - McCain 42%
 
 
COLORADO (9 grandes eleitores)
 
Tradicionalmente republicano, Colorado virou democrata em 2008 graças, em parte, aos latinos e moradores procedentes da Califórnia.
 
Resultado em 2008: Obama 53%- McCain 45%
 
 
IOWA (6 grandes eleitores)
 
Obama surpreendeu nas primárias democratas de 2008 ao derrotar Hillary Clinton em Iowa, contra todas as previsões. É um estado tradicionalmente republicano, agrícola, mas também dependente das ajuda federal.
 
Resultado em 2008: Obama 54% - McCain 45%
 
 
NEVADA (6 grandes eleitores)
 
Estado com o maior índice de desemprego (11,8% contra 7,8% da média nacional) e com o pior índice de despejos. A comunidade hispânica tem sido a mais prejudicada pelas expulsões, mas tradicionalmente votam nos democratas.
 
Resultado en 2008 - Obama 55% - McCain 43%
 
 
NEW HAMPSHIRE (4 grandes eleitores)
 
Pequeno estado do nordeste que apenas votou por um democrata duas vezes nas últimas eleições presidenciais. Romney aposta no fato de ter sido o governador do estado vizinho de Massachussets.
 
 
Resultado em 2008: Obama 54% - McCain 45%.