Ouvidoria registra recorde de 530 denúncias por dia em BH durante a pandemia

Luciano Dias
@jornlucianodias
13/05/2020 às 12:00.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:29
 (Divulgação/ Guarda Municipal)

(Divulgação/ Guarda Municipal)

Denúncias e dúvidas relacionadas ao enfrentamento do novo coronavírus dominam os atendimentos na Ouvidoria da Prefeitura de Belo Horizonte. É o que revela um levantamento divulgado pelo executivo municipal na terça-feira (12).

O estudo, realizado entre 18 de março e 18 de abril, apontou que 94% do total de 15.992 solicitações eram de assuntos referentes à Covid-19. São cerca de 530 manifestações por dia. De acordo com a PBH, o número é recorde e triplicou após a pandemia. As demandas levantadas estão sendo tratadas de forma especial.

“A Ouvidoria recebia, em média, 3,5 mil manifestações mensais. As novas manifestações estão sendo tratadas em regime especial de atendimento, mediante interação permanente com os órgãos municipais responsáveis para sua avaliação, apuração e providências. Em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), buscamos agilizar o atendimento das demandas de denúncias de descumprimento das normas do isolamento social, na orientação dos cidadãos e estabelecimentos”, destacou Gustavo Nassif, subcontrolador de Ouvidoria.

Decreto

O subcontralador da Ouvidoria disse ainda que a maioria das denúncias tem relação com o Decreto Municipal 17.304/2020, publicado em 17 de março e que teve novas diretrizes nas semanas seguintes. Entre as normas, o documento determina o fechamento dos estabelecimentos considerados não essenciais na cidade e obriga que a população use máscaras. 

“Ressalta-se que a população de Belo Horizonte se mostrou insatisfeita com o funcionamento irregular ou indevido, especialmente, de bares, igrejas e call-centers. Esses estabelecimentos foram identificados pela Ouvidoria, como aqueles com maior incidência, dentre as denúncias recebidas”, explicou Nassif.  

De acordo com a Prefeitura, os moradores de Belo Horizonte endereçaram à ouvidoria 8.705 denúncias relacionadas ao descumprimento das normas de isolamento social vigentes no município. 
 Divulgação/ Guarda Municipal 


Saúde

O levantamento apontou ainda assuntos direcionados para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram destaque. “A maioria das manifestações direcionadas diz respeito aos estabelecimentos que, mesmo autorizados a funcionar, descumpriam as orientações de prevenção e redução dos riscos de contágio, estabelecidas nas normas municipais de combate à atual pandemia”, ressaltou. 

Como denunciar

As denuncias na Ouvidoria podem ser feitas por telefone, no Disque 156, ou pelo site da Prefeitura de Belo Horizonte

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por