Paciente recebe alta, após segundo exame negativo

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
14/11/2015 às 10:45.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:28

O belo-horizotino com suspeita de infecção pelo vírus do ebola recebeu alta neste sábado (14). O homem de 46 anos estava internado desde a última terça-feira (10), após retornar da África com sintomas da doença. Segundo o Ministério da Saúde, os dois testes para a infecção deram negativo.

O paciente, que estava internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, ligado à Fiocruz, no Rio de Janeiro, foi retirado do isolamento. Ele deve continuar recebendo tratamento para malária. A doença foi detectada no primeiro exame de sangue, realizado na última quinta (12).

O caso

O homem, cuja identidade não foi informada pelas autoridades em saúde, chegou a Belo Horizonte no último dia 6 e, após apresentar febre alta, procurou atendimento médico. Ele foi inicialmente internado na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Pampulha, que precisou ser interditada para novos pacientes.

Após suspeita de contaminação pelo ebola, o paciente foi transferido para o Rio de Janeiro, onde fica o hospital referência no tratamento da doença.

O ebola é uma doença altamente letal, com índice de mortalidade de até 90%. A contaminação acontece pelo contato com fluidos corporais da pessoa doente, tais como sangue, suor e saliva. Mas apenas pacientes com sintomas podem transmitir o vírus.

Monitoramento

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, as 95 pessoas que tiveram contato com o paciente e que estavam sendo monitoradas já podem ser liberadas.

Medidas de vigilância para identificação de um possível caso suspeito serão mantidas. "Qualquer pessoa que chegar da Guiné (África), único país com transmissão ativa do vírus ebola atualmente, e apresentar febre até 21 dias após a chegada ao Brasil, será considerada caso suspeito e ser isolada imediatamente para aplicação do protocolo internacional", informou a pasta, em nota.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por