Personalidades de todo o mundo lamentam atentado a Nice

Tatiana Moraes
tmoraes@hojeemdia.com.br
14/07/2016 às 21:41.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:18
 (Valery Hache/AFP)

(Valery Hache/AFP)

Em poucos minutos, uma foto da agência Reuters, que mostra uma criança morta, acompanhada da inseparável boneca de plástico, invadiu a rede social Twitter. Junto à imagem chocante, a hashtag #PrayForNice situa o internauta. O caminhão que atropelou uma multidão e matou dezenas em um atentado no sul da França durante a festa da Bastilha, nesta quinta-feira (14), acertou pessoas em todo o mundo.

O presidente dos Estado Unidos Barack Obama condenou o terrível ataque. “Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e amigos daqueles que foram assassinados. E nós desejamos total recuperação dos muitos feridos”, disse o presidente por meio de nota oficial.

Ainda segundo o texto, no Dia das Bastilha são relembrados os extraordinários valores de resiliência e democracia que fizeram da França motivo de inspiração para todo o mundo. Obama ofereceu apoio na investigação do atentado ao país.

O candidato à presidência norte-americana Donald Trump questionou: “quando nós vamos aprender? Isso só está ficando pior”. De extrema direita, Trump defende medidas polêmicas, como o bloqueio à imigração. Em decorrência do ataque, ele adiou a coletiva que faria nesta sexta-feira (15) para anunciar o vice de sua chapa.

No Brasil
“É lamentável que no dia que eternizou a fraternidade como lema do povo francês, um atentado destrua a vida de tantos cidadãos”, disse o presidente interino Michel Temer por meio do Twitter.

A presidente afastada Dilma Roussef também usou as redes sociais para se manifestar. “Lamento profundamente este crime ocorrido em Nice, que já deixou mais de 70 mortos e dezenas de feridos”, afirmou.

"No dia das comemorações da Queda da Bastilha, o mundo inteiro se une à França em uma luta urgente pela liberdade, pela vida, pelo fim do terrorismo e dos atos de violência. Mais um terrível atentado ocorrido em Nice, reforça minha indignação e a certeza que precisamos trabalhar incessantemente por um mundo pacificado", comentou o senador Aécio Neves.

May

A primeira-ministra britânica, Theresa May, foi informada sobre o atentado. "Nossos pensamentos estão com aqueles que foram afetados por esse terrível incidente que aconteceu em um dia de festa nacional", afirmou afirmou um porta-voz de Downing Street.

O presidente da França Françoi Hollande está reunido com o primeiro-ministro Manuel Valls e  ministro do Interior Bernard Cazeneuve em Paris.

Leia mais:
'Je Suis Nice': redes sociais prestam homenagem às vítimas de atentado na França
Correria e hospital lotado em Nice após atentado, relatam brasileiros
Caminhão atropela multidão em atentado na França e pelo menos 60 morrem
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por