PIB de Minas fecha o terceira trimestre com alta de 0,4%

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
09/12/2014 às 08:25.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:18
 (luiz costa 14/6/2011)

(luiz costa 14/6/2011)

O Produto Interno Bruto (PIB, bens e serviços produzidos) de Minas Gerais fechou o terceiro trimestre deste ano com ligeira alta de 0,4% na comparação com o trimestre imediatamente anterior. O resultado do Estado foi discretamente melhor do que o do Brasil, cujo crescimento foi de apenas 0,1%. Na análise do acumulado em 2014 até setembro, ante igual período em 2013, a economia brasileira cresceu 0,2%, enquanto a mineira encolheu 0,4%. Os dados são do Centro de Estatísticas e Informações (CEI) da Fundação João Pinheiro (FJP).

Segundo o levantamento, o PIB brasileiro interrompeu uma sequência de dois trimestres com variação negativa. O resultado de 0,1% apurado entre julho e setembro tira o país do que os economistas chamam de recessão técnica. Já para Minas, o pequeno aumento de 0,4% foi um alívio após o tombo de 3,7% no segundo trimestre, conforme a série sazonalizada.

“O ajuste recessivo em curso na economia brasileira tem se expressado com maior ênfase nas regiões com grau relativamente mais avançado de industrialização, e em Minas Gerais este movimento foi superposto aos impactos do longo período com escassez de chuvas sobre a produtividade agrícola e sobre a geração de eletricidade”, cita o boletim PIB 2014 – 3º trimestre, publicado pela FJP.

Para o doutor em Economia e ex-professor da UFMG e da Unicamp Fabrício Augusto de Oliveira, os dados mostram que Minas e Brasil enfrentam situação parecida. Andam juntos, embora seja como se estivessem caminhando para o lado ou para trás. “Pela estrutura de seu parque industrial e pelo peso das commodities, o Estado é muito dependente do comportamento macroeconômico nacional e internacional. Se a economia do país vai mal, como agora, Minas vai pior ainda. Porém, quando o Brasil melhora, a demanda é canalizada e o Estado se recupera com mais força”, avalia.

Especificamente no terceiro trimestre, a recuperação do nível de atividade em Minas foi reflexo da variação positiva de 2,1% na agropecuária. O desempenho interrompeu uma sequência de três trimestres de números negativos consecutivos, quando o setor amargou quedas de 1,4%, 3,9% e 2,5%, esta última entre outubro e dezembro de 2013. Em âmbito nacional, o PIB da agropecuária recuou 1,9%. “Neste ano de 2014, o longo período com precipitações pluviométricas abaixo do esperado prejudicou consideravelmente o desempenho da agropecuária mineira e nacional”, aponta o estudo da FJP.

Com o leve aumento de 0,2%, o setor de serviços também contribuiu para um resultado positivo do PIB mineiro. “É um segmento importante em Minas, mas que vem perdendo força no Estado e no país. O nível de renda da população já não cresce mais e os níveis de empregos não se sustentarão a longo prazo”, analisa Fabrício Oliveira. No país, o setor de serviços teve incremento de 0,5%.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por