PM nega que afastamento de oficial que atirou em ladrão para evitar roubo de moto

Carla Araújo
Publicado em 17/10/2013 às 16:30.Atualizado em 20/11/2021 às 13:25.

A Polícia Militar (PM) de São Paulo esclareceu nesta quinta-feira (17), em nota, que o oficial da corporação que atirou num assaltante que tentou roubar uma motocicleta no sábado (12)  na zona leste da capital paulista - ocorrência filmada pela câmera instalada no capacete da vítima - não foi afastado das funções. "Reafirmamos que a ação do policial foi legítima e correta, com a observância das técnicas policiais, não estando relacionada nos casos que determinem avaliação psicológica para inclusão no Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar (PAAPM)", diz o texto. Algumas mensagens falsas circulam nas redes sociais afirmando que o PM teria sido afastado.

No início da semana, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou a versão divulgada pela PM e afirmou que a ação do policial militar que foi filmado atirando no criminoso "foi legítima". "A minha opinião é que a atitude do policial foi legítima e correta", afirmou. O secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Grella, também disse concordar com a ação. "Achei também legítima, uma ação feita contra quem estava armado. Foi uma ação completamente regular", completou.

Críticas:

Na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o deputado Major Olímpio (PDT) não afirmou que o policial que evitou o assalto foi realmente afastado. Ele também não poupou críticas ao governo do Estado e lamentou a situação.
 


O caso

Um vigilante com uma câmera acoplada no capacete filmou o assaltante roubando a moto e depois um policial atirando no criminoso. O caso aconteceu em São Miguel Paulista. O rapaz baleado foi encaminhado ao Pronto-Socorro (PS) do Hospital Municipal do Tatuapé, passou por cirurgia e está internado sob escolta policial. Outro assaltante que participou da ação fugiu sem levar nada.

O oficial da PM relatou à Polícia Civil que atirou porque o assaltante apontou a arma para ele. "Ao intervir na ocorrência, percebeu o criminoso apontando a arma em sua direção e efetuou dois disparos com sua pistola ponto 40, atingindo-o no abdome e em uma das pernas", afirmou a PM, por meio de nota.

Veja o vídeo
 


Atualizada em 18/10/2013 às 09h38

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por