Aécio Neves nasceu em Belo Horizonte, em 10 de março de 1960, em uma família de políticos. Ele é neto do presidente Tancredo Neves (do lado materno) e do deputado federal Tristão da Cunha. Seu pai, Aécio Cunha, também foi deputado federal, e a mãe, Inês Maria, era dona de casa.

Em texto escrito para o jornal Folha de S.Paulo, Aécio conta que a infância em Belo Horizonte se dividia entre a escola e as brincadeiras no quintal de casa. Durante a semana, revistas em quadrinhos compradas na banca em frente à padaria Savassi e idas ao supermercado Servebem para comprar sorvete antes dos filmes no Cine Pathé.
A brincadeira preferida, porém, era jogar futebol. E gostava, também, de ver o pai jogar no time dos veteranos do Cruzeiro. Nas férias, a família ia para São João del Rei, onde tinha a oportunidade de ouvir as histórias do avô Tancredo durante caminhadas pela cidade. Entre eles, muitos casos de assombração.

Aos 10 anos, Aécio se mudou com a família para o Rio de Janeiro, onde estudou no Colégio São Vicente de Paulo.
A volta para Minas foi quando ele já tinha 21 anos e foi convidado por Tancredo para participar de sua campanha para o governo de Minas. Essa experiência colocou Aécio na rota da política, com atuação na campanha das Diretas Já e a primeira eleição para deputado federal constituinte, em 1986.