Anastasia decide em 15 dias o novo chefe do Ministério Público

José Antônio Bicalho - Da Redação
12/11/2012 às 06:39.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:11
 (Maurício de Souza/Arquivo Hoje em Dia)

(Maurício de Souza/Arquivo Hoje em Dia)

Está nas mãos do governador Antonio Anastasia (PSDB) escolher a chefia do Ministério Público de Minas Gerais (MP). Com a definição dos três candidatos mais votados pela categoria, formando a lista tríplice, o governador terá até quinze dias, a partir do encaminhamento dos nomes pelo MP, que deve ocorrer nesta segunda-feira (12), para anunciar o novo procurador-geral de Justiça.

Entre os quatro candidatos ao cargo para o biênio 2013/2014, permanecem na disputa Carlos André Mariani Bittencourt, que recebeu 598 votos; Antônio Sérgio Tonet, com 480 votos, e Gisela Potério Santos Saldanha, que teve 288 votos. Entretanto, o governador não é obrigado a decidir a favor do mais votado. Participaram da votação 967 promotores e procuradores.

Em 2008, o atual procurador-geral, Alceu José Torres Marques, foi o segundo da lista tríplice, mas recebeu a indicação do então governador Aécio Neves (PSDB) para ocupar o cargo.
 
Padrinhos

Nesta eleição, Alceu e o ex-procurador-geral Jarbas Soares Júnior, que atualmente é membro do Conselho Nacional do MP, apadrinharam Bittencourt. O candidato integrou a gestão de Alceu como procurador-geral adjunto administrativo e teve contato direto com outros integrantes do órgão em atos oficiais. Bittencourt também já foi chefe de gabinete de Jarbas.
 
Já o candidato Antônio Sérgio Tonet conta com o apoio do ex-procurador-geral Nedens Ulisses, presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), onde Tonet já ocupou vários cargos.
Outro padrinho do candidato é o secretário de Estado de Defesa Social (SEDS), Rômulo Ferraz. Tonet já foi o mais votado em lista tríplice, porém o governador decidiu, na ocasião, nomear Jarbas Soares.
 
A procuradora Gisela Potério, por sua vez, também já entrou em lista tríplice, em 2010. Nessa eleição, ela se candidatou na última hora. Se for a escolhida de Anastasia, será a primeira procuradora-geral em Minas.
Gisela dirigiu a Fundação Escola Superior do MP de Minas e, em 2002 e 2004, integrou o Conselho Superior do órgão. Desde 2001 ela é membro da Procuradoria de Defesa de Direitos Difusos e Coletivos.

Fora da disputa

O candidato Rogério Filippetto, procurador ligado ao Palácio da Liberdade, tentou buscar votos entre os grupos de Alceu e Nedens, mas obteve 159 votos dos colegas do MP. Ele foi diretor do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça e Defesa da Ordem Econômica e Tributária.
 
Saiba mais sobre as atribuições da Procuradoria Geral na http://177.71.188.173/clientes/hojeemdia/web/index.php do Hoje em Dia

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por