O candidato Antonio Anastasia (PSDB) lidera com 33% nova pesquisa Datafolha sobre intenções de voto para o governo de Minas Gerais. O levantamento, divulgado na madrugada desta quinta-feira (20), aponta ainda que Fernando Pimentel (PT) aparece em segundo lugar, com 23%. Romeu Zema (NOVO) aparece em terceiro, com 7% das intenções de voto. Todos os três cresceram na pesquisa. 

Na pesquisa anterior, feita entre os dias 4 e 6 de setembro, Anastasia tinha 32%, Pimentel, 22%, e Zema, 5%. Entre os que cresceram no levantamento estão também João Batista Mares Guia (Rede) e Adalclever Lopes (MDB), que estavam ambos com 2% e agora estão empatados com 3%. Dirlene Marques (PSOL) também cresceu e tem 2% das intenções. 

Por outro lado, Jordano Metalúrgico (PSTU) e Claudiney Dulim (AVANTE) perderam o 1% que tinham na última pesquisa e, nesta, mais recente, não pontuaram. 

O número de brancos e nulos e indecisos diminuiu. Na última pesquisa, os que não sabiam em quem votar somavam 10% dos eleitores, e, agora, representam 7%. Já os que votarão branco ou nulo caíram de 25% para 20%. 

Senado

Para o Senado Federal, para o qual serão eleitos dois candidatos por Minas, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) segue isolada na liderança, com 29% das intenções de voto, 3% a mais do que na pesquisa anterior. Em segundo lugar, o jornalista Carlos Viana (PHS) cresceu de 11% para 14% das intenções, seguido de perto por Rodrigo Pacheco (DEM), que diminuiu a vantagem do jornalista em relação à pesquisa anterior ao crescer de 9% para 13%.

Dinis Pinheiro (SD) vem na quarta colocação com 10%. Rodrigo Paiva (NOVO) e Fábio Cherem (PDT) aparecem empatados em seguida com 7%. Coronel Lacerda (PPL) e Miguel Corrêa (PT) têm 6%, seguidos por Vanessa Portugal (PSTU), Bispo Damasceno (PPL) e Professor Túlio Lopes (PCB), todos com 5%. 

A pesquisa Datafolha foi divulgada na madrugada desta quinta-feira (20) e realizada nos dias 18 e 19 de setembro em 61 municípios do Estado, tendo ouvido 1302 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código MG 04289/2018.

Leia mais:
Datafolha: no 1º turno, Bolsonaro 28% e Haddad, 16%; Ciro 13%; Alckmin 9%
Sabatina HD: Jordano Metalúrgico (PSTU) - 'Não vamos pagar a dívida'
Mares Guia (Rede) fala ao vivo sobre as propostas para o governo de Minas; confira
Sabatina HD: Anastasia prevê, se eleito, enxugar secretarias e cortar cargos comissionados
Sabatina HD: 'Só não privatizaria a Codemig', diz Romeu Zema